29 de nov. de 2006

Sala Verde de Educação Sócio Ambiental Ecos do Jequi

O Projeto Sala Verde de Educação Sócio - Ambiental Ecos do Jequi surgiu a partir da necessidade de consolidação das atividades experimentais de educação ambiental que a nossa entidade implantou e ou está ampliando em 2006 na comunidade - piloto de São Gonçalo do Rio das Pedras no município de Serro, em Minas Gerais. Estas atividades estão sendo planejadas de maneira participativa e executadas em pequenas redes de atuação uma vez que nosso propósito é desenvolver atividades práticas de educação sócio - ambiental que sejam prazerosas e eficazes às diferentes faixas etárias e que sejam passíveis de replicabilidade.

Dentre as principais atividades experimentais o trabalho com crianças e adolescentes de 08 a 15 anos é realizado, através do que denominamos Curso de Botânica, com o suporte especializado do Instituto Casa da Glória (ligado à UFMG). A formação dos participantes é feita por módulos que retratam o estágio da aprendizagem. A metodologia tem como eixo o estudo experimental da planta (morfologia, observação e diferentes formas de registro como desenho, exsicatas, lâminas para uso no microscópio, fotografia, gravação de histórias contadas sobre as plantas pelos moradores, suas funções medicinais quando ocorrerem, descrição do meio e da apresentação da planta no local). O objetivo é promover a educação ambiental através do contato e do conhecimento adquirido com a natureza. Também a formação de acervo local de material didático próprio adequado para estudo e compreensão da planta e da natureza. Para o suporte ao grupo de crianças é formado um grupo de monitores de 15 a 29 anos. Este trabalho já se encontra no 2o ano de implantação.

Com a comunidade em geral são realizadas atividades que tenham caráter reflexivo, mas sem formato de palestra. São gincanas ecológicas, caminhadas para pontos estratégicos da comunidade como nascente do Rio que abastece a comunidade, passeios em lugares especiais como cavernas de pintura rupestre, áreas de campo rupestre e ou cachoeiras, produção de mapas, relatórios, vídeos e fotografias pelos moradores. Atualmente temos efetiva parceria com a escola e associação local para desenvolvermos estas atividades.

A Sala Verde de Educação Sócio – Ambiental Ecos do Jequi incentivará boas práticas de atividades que respeitam o meio ambiente, pois estaremos aproveitando as Unidades Horta Orgânica e Viveiro de Mudas de Plantas Nativas, Frutíferas e Ornamentais já implantadas, através de outros projetos da FUNIVALE, no espaço onde será implantada a Sala Verde de Educação Sócio – Ambiental Ecos do Jequi. Estas atividades funcionarão como observatório – modelo para os freqüentadores do espaço da Sala Verde.

A Sala Verde de Educação Sócio - Ambiental Ecos do Jequi será o espaço que teremos para alojar as nossas experiências e continuar a provocar as reflexões acerca da relação das pessoas com o meio. Pretendemos continuar a provocar que questões que possam ser levantadas e respondidas pelos próprios meninos, meninas, jovens e moradores locais para si mesmos, professores, turistas e para outros interessados através do material que eles produzirem durante as atividades.

Para ampliar a função formativa deste espaço serão de extrema importância para nós, no sentido de complementar a produção do material local, as referências bibliográficas e outras referências já publicadas ou produzidas no Brasil sobre educação ambiental, cerrado e outros biomas, sobre botânica, água, solo, enfim, sobre as potencialidades e os problemas ambientais do universo.

Outra expectativa é a possibilidade de integrar os participantes deste espaço às redes de meio ambiente e ou de educação ambiental do Estado, do Brasil e do Mundo. Queremos provocar reflexões sobre o conceito de identidade cultural, com seu caráter fundamental da dinâmica, que faz com que esta seja construída em curso, ao longo do tempo. Sabemos que, ao entrarmos em contato com outras realidades, estamos somando elementos ao que somos.

por funivale
25/11/06 - 13h:16m

Nenhum comentário: