26 de fev. de 2007

Angolanos participam no Brasil de oficina de formadores em educação ambiental

23/02/2007

As ações desenvolvidas pelo Ministério do Meio Ambiente serão apresentadas nesta segunda-feira, 26, às 9h30, a um grupo de gestores do governo angolano que participa no Brasil do Projeto Fortalecimento de Educação Ambiental de Angola. A atividade, que contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, faz parte da programação da oficina de Formadores em Educação Ambiental promovida pela Diretoria de Educação Ambiental do MMA. A iniciativa é resultado de acordo de cooperação Brasil-Angola, firmado em 2006, para implantação do Projeto. Por meio dele, o governo brasileiro contribuirá com os angolanos na construção de seu próprio programa de educação ambiental.

A viagem dos técnicos angolanos ao Brasil se estenderá até o dia 12 de março. Durante o período, os visitantes participarão de oficinas de trabalho em Brasília, em Cuiabá e Cáceres, na região do Pantanal mato-grossense, e em Salvador, na Bahia. Além dessa participação, farão visitas técnicas a projetos educativos ambientais e realizarão trabalhos práticos de campo. A delegação angolana é composta por membros dos Ministérios do Meio Ambiente e Urbanismo; da Educação e da Saúde.

Firmado em 1980 e promulgado em 1990, o acordo de cooperação Brasil-Angola, prevê em termos gerais cooperação econômica, científica e técnica. Em 2006, foi assinado um ajuste complementar ao texto do acordo para implantação do Projeto Fortalecimento da Educação Ambiental em Angola. O projeto é gerido pelo Ministério das Relações Exteriores e sua Agência de Cooperação (ABC); já o Ministério do Meio Ambiente brasileiro e o de Angola são os órgãos executores. No âmbito do MMA, a responsabilidade direta é a Diretoria de Educação Ambiental.

Gerusa Barbosa
ASCOM

Nenhum comentário: