29 de mar. de 2007

Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara em ação!

'

Nós da Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara, vivenciamos o Dia Mundial da Água, discutindo com os alunos Amigos da Sala Verde a importância da água potável como fonte de vida, e os problemas da contaminação das águas que afeta o Planeta Terra, como mostrou o Programa Fantástico da Rede Globo nos últimos domingos. Fizemos um mural com cartazes e frases educativas mostrando a situação da água no mundo , distribuímos um folheto:como economizar água no seu dia-a-dia. As aulas de formação com os Amigos da Sala Verde tem sido muito ricas de experiências e consciência ambiental. No momento estou trabalhando com três turminhas, veja as fotos acima, são Amigos da Sala Verde, turma “C”. Temos duas aulas ao mês, nos contra-turnos, tudo registrado em Livro Ata e um caderninho de campo com visto de incentivo da professora Neusa.

Queremos contar para os colegas Educadores do Projeto Sala Verde uma linda experiência: no Dia Mundial da Água conhecemos uma nascente protegida pela comunidade do Povoado de Buritizinho, no Município de Orizona Goiás.

Como já é do conhecimento de vocês, nós da Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara estamos participando do levantamento do Patrimônio Ambiental do Município de Orizona a ser Preservado, a pedido da SEMARH e Programa MES/MMA. Estamos visitando todas as regiões do município e bairros de Orizona, fazendo a reflexão ambiental e aplicando um questionário com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Unidades Educacionais parceiras da Sala Verde e líderes comunitários, depois faremos a síntese dos dados e o Mapa Ambiental.

Dia 22 de Março no período da manhã fomos até o Povoado de Buritizinho fazermos esse trabalho, e conhecemos a nascente que abastece o Povoado, que há 6 anos atrás havia um problema sério de água nesse lugar, após a mobilização da comunidade escolar, essa nascente foi cercada e preservada, a Mata Ciliar foi reposta naturalmente, e hoje apresentamos para vocês as fotos da nascente reconstituída , cheia de vida e água cristalina. Que maravilha!!! Deus seja louvado!

Essa nascente faz parte do Patrimônio Ambiental do Município a ser preservado e esperamos que essa lição grandiosa dos moradores do Povoado de Buritizinho no Município de Orizona – Goiás, sirva de exemplo para outras comunidades desenvolverem ações em prol do Meio Ambiente.

Pequenas ações fazem a diferença!
Juntos somos mais!

Sala Verde ribeirão Santa Bárbara, “plantando sementes para a consciência do homem”...

Amigos da Sala Verde e Professora Neusa Mª Canedo Eduardo
Coordenadora da Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara em Orizona-Goiás
E-mail: salaverde.orizona@yahoo.com.br
Site: http://salaverde-orizona.t35.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, pessoal gostaria de apresenta o nosso portal de turismo sustentável da cidade de campos do jordão, criando alternativas de um turismo totalmente novo e amigo da natureza, não deixem de colaborar mandando informações e colaborando com as novidades e indicando o portal também não deixe de criticar nosso trabalho, obrigado o endereço do portal é www.camposdojordao.inf.br

Anônimo disse...

OLA
ME CHAMO TATIANE SIMÃO E ESTOU FAZENDO UMA MATÉRIA PARA UM JORNAL SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL,E GOSTARIA DE SABER SE SERIA POSSVEL FAZER UMA MATÉRIA SOBRE VCS?
MEU TELEFONE PARA CONTATO É (12)97448429
OBRIGADA