21 de mar. de 2007

SEMANA DA ÁGUA INTENSA EM CANITAR




A Semana da água foi muito bem lembrada na cidade de Canitar, em todos esses dias foi feito aquilo que é necessário quando falamos de meio ambiente, que é a sensibilização e a tentativa de fazer as pessoas adquirirem a percepção em relação ao meio ambiente e especialmente a água.

Um trabalho interessante foi realizado com alunos da rede municipal de educação especialmente alunos de 1 a 4 onde professores trabalharam o tema em sala por meio de explicação e solicitações de trabalhos sobre esse bem tão nobre e valioso.

Paralelo a esse trabalho a Sala Verde de Canitar, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e da Prefeitura Municipal de Canitar receberam alunos, onde os estágios Rodrigo, Camila e a Supervisão do Professor Juliano Raramilho explicaram sobre o ciclo da água, a importância de tomarmos algumas iniciativas a respeito da água, falaram também para as crianças sobre a preocupação com a escassez desse recurso natural.

Os alunos de 5 a 8 série tiveram espaço nessa semana, fizeram uma atitude prática em relação ao meio ambiente, cerca de 60 alunos puderam visitar uma nascente localizada num propriedade rural do município, e lá depois de realizarem uma atividade de Educação Ambiental direcionada pelo vice-prefeito Arceu Batista, pelo responsável pela Casa da Agricultura Juares Ribeiro e pelo professor Juliano Raramilho, sobre a água, a sua importância para nós seres humanos e também para os animas, plantas, dentre outros.

Tiveram uma grande participação as Professoras Márcia Maria Feliciano e Luciano Espírito Santo.Além deles, os professores das EMEF Aparecido Gonçalves Lemos trabalharam ativamente e de forma brilhante o tema em Sala de aula, sempre ressaltando e oportunizando o pensamento para o uso RACIONAL DA ÁGUA.

Tratou-se de uma atividade incrível onde os alunos tiveram contato com essa nascente, uma água fresquinha, pura e agradável. Finalizando essa atividade fizeram uma atitude muito importante que deveria ser sempre repetida e seguida que foi o plantio de mudas de arvores nativas para a proteção dessa nascente tão essencial para a continuação da existência dos recurso hídricos de nossa cidade e até de nosso estado.

Vale lembrar que 22 de Março não é uma data para ser comemorada e sim, uma data para refletirmos e partirmos para ações, concretas e conscientes, o que o município de Canitar fez foi isso, iniciar ações e demonstrações para um público jovem que pode ser o motor para a mudança de atitude.

Essas atividades, além de contarem com o apoio das Escolas Municipais (EMEF Alcinio Leite e Aparecido Gonçalves Lemos) através da Secretaria de Educação e Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e do Projeto Sala Verde que esta a disposição de todos que tem interesse na Educação Ambiental.

Nenhum comentário: