2 de abr. de 2007

Semana da Alimentação - Orizona/GO




Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira/Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara -Pólo de Educação Ambiental do Município de Orizona - Goiás, em ação!


Semana da Alimentação: Projeto Alimentação Saudável!

Frutas e Verduras, alimentos que curam!

Direção, Coordenação, Professores, Alunos, Funcionários,Coordenação da Merenda Escolar e Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara, uniram forças para trabalharem a Semana da Alimentação, conscientizando todos os alunos que uma alimentação variada é sinônimo de saúde, ressaltando o valor de cultivar hortas domésticas e comer verduras, valorizar a Merenda Escolar, refletir sobre o desperdício e a importãncia da solidariedade contra a fome.

Foram realizadas várias atividades durante a Semana da Alimentação:

Visitas nas salas de aula: Coordenador da Merenda Escolar-Professor Aldorando Marques Ferreira eVice-Diretora Anita de Castro Borges.

Mural: Horta Escolar, Espaço de Aprendizagem e Saúde Alimentar. Frutas e Verduras, alimentos que curam! Professora Juanita, Amigos da Sala Verde e Coordenadora da Sala Verde Neusa Mª Canedo Eduardo.

Palestra: Pirâmide Nutricional-Professora Frances Aparecida de Melo
Palestra: Obesidade Infantil-Professora Marlene Nunes
Palestra: Alimentação x Agrotóxicos x Saúde-Horticultor josé FranciscoPinheiro Slide Alimentos que curam!

Laboratório de Informática: Professoras Frances e Marlene Nunes Paródia da alimentação: Professora Maria do Rosário

Cartazes e Produção de Textos: Professoras Juanita e Eliane Veloso

Estudo da Massa Corporal: "Você está acima do peso?"- Professoras de Matemática: Rosirene, Cristiane, Maroni, Ilana

Estudo: A fome no Brasil e desigualdade social: Filme: A Ilha das Flores-Professores de Geografia: Nilson Eduardo, Michelle e Sebastião
Estudo: frutas e verduras em Inglês- Professoras Lesly e Alessandra Cartazes, desenho da horta escolar e texto: Alimentação Saudável-Professores de Arte: Carminha, Leonardo e Patrícia
Estudo: Influência dos alimentos indígenas em nossa cultura-Professoras de História: Ivaneide, Beatriz e Cida Montagem de cestas básicas para famílias carentes: Professor de Ensino Religioso-José Reinaldo e alunos da escola

Gincana Esportiva e recreativa no Country Clube de Orizona: Professores de Educação física, Renata e Luis Maurício Cardápio variado na Merenda Escolar, com frutas , verduras da horta escolar, sucos naturais e outros: Funcionárias da cozinha, Professor Aldorando, Professora Anita, Diretora Luciene e funcionárias da Secretaria

A Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara participou deste importante trabalho de ação, montando um lindo mural ( fotos da horta escolar, figuras de frutas e verduras e valor nutricional das mesmas), fornecendo o slide: Alimentos que curam , fotografando ações e acompanhando o desenvolvimento de várias atividades.

Foi muito bom! Todos nós deveríamos conhecer melhor o valor nutricional dos alimentos e alimentarmos de forma correta, evitando o desperdício e os maus hábitos alimentares.

O Sr. José Francisco Pinheiro, horticultor da escola, ressaltou a importância de cultivarmos pequenos canteiros de hortaliças em nossas casas, melhorando a nossa alimentação com verduras frescas, ricas em beta-caroteno e vitaminas e sem uso de agrotóxicos.

Vejam com carinho as fotografias do nosso trabalho! Esperamos que essa ação criativa do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira/Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara-Pólo de Educação Ambiental do Município de Orizona-Goiás, sirva de exemplo para outras Salas Verdes, em busca de consciência alimentar e ambiental.

Neusa Mª Canedo Eduardo Geógrafa, Educadora Ambiental e Coordenadora da Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara em Orizona-Goiás

Contatos:
neusacaneduardo@yahoo.com.br
salaverde.orizona@yahoo.com.br

Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara, "plantando sementes para a consciência do homem"...

Um comentário:

Leninha disse...

Achei interessante! pois ,sabemos que hoje em dia é necessário que a criança tenha uma orientação sobre uma alimentação saudável, pois as mesmas não estão atentando para esta importância de ter uma boa alimentação para serem adultos saudáveis.