17 de abr. de 2007

Vida e Missão em nosso chão!



Mapa Ambiental: Levantamento do
"Patrimônio Ambiental do Município de Orizona a ser Preservado!"

Nós do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira- Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara-Pólo de Educação Ambiental do Município de Orizona-Goiás, Secretaria Municipal de Educação, Unidades Educacionais parceiras da Sala Verde e comunidade orizonense, somamos forças para conhecer o nosso Patrimônio Ambiental a ser preservado, pensando nas gerações futuras."Vida e Missão em nosso chão!"

A pedido da SEMARH, Programa MES/MMA e Campanha da Fraternidade 2007 da CNBB, abraçamos a causa de conhecer o nosso Patrimônio Ambiental. Inicialmente mobilizamos as Unidades Educacionais parceiras, planejamos o trabalho, elaboramos um grande questionário, e com o apoio do Col. Est. Senador José da Costa Pereira, da Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura de Orizona e Igreja Católica visitamos todas as regiões do Município de Orizona, coletando dados para o Mapa Ambiental (aspectos ambientais, sociais, econômicos, culturais, históricos e humanos). A equipe responsável foi acolhida em todas as regiões do Município e bairros de Orizona, pelas lideranças educacionais, políticas e religiosas.

Após a apresentação dos participantes, ouvimos a música: Fauna e Flora de Rubinho do Vale. Essa música é um pedido de socorro da Floresta que não pode mais cair... Lemos e refletimos o texto: Ata da Assembléia extraordinária da fauna do Vale do Rio dos Bois, da Professora Sônia França. Nesse texto, alguns animais do nosso Cerrado resolveram enumerar os problemas ambientais vivenciados por eles no Vale do Rio dos Bois, e após longa discussão, decidiram trabalhar em prol do Meio Ambiente... Essa metodologia utilizada, levaram os participantes se sentirem responsáveis pelo espaço geográfico do Município de Orizona, respondendo o questionário para a coleta de dados do Mapa Ambiental. Nesse momento estamos sintetisando os dados coletados e montando a Legenda do Mapa Ambiental...

Está sendo uma experiência muito rica de descobertas, conhecendo as potencialidades e problemas ambientais do nosso chão... Essa é uma ação para conhecer o nosso Patrimônio Ambiental, refletir, planejar e praticar o Município Educador Sustentável, pensando nas gerações futuras... Após o término deste grandioso trabalho, buscaremos junto à SEMARH, Prefeitura de Orizona e Programa MES/MMA, a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para fazermos: Educação Ambiental, Ações sustentáveis,Fiscalização, Licenciamento, Fundo de Meio Ambiente, Conselho atuante, entre outros.

O Planeta Terra está doente e precisa da nossa ajuda! Esperamos que outros Municípios façam o mesmo... Juntos somos mais em defesa da "vida" em nosso chão! As fotos revelam detalhes do nosso trabalho...

Neusa Mª Canedo Eduardo
Coordenadora da Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara
Pólo de Educação Ambiental do Município de Orizona Goiás
E-mail:

Nenhum comentário: