11 de mai. de 2007

III Ciclo de Formação em Educação Ambiental da Sala Verde da Escola da Fazenda




III Ciclo de Formação em

Educação Ambiental da Sala Verde Escola da Fazenda


A Sala Verde da Escola da Fazenda está em seu terceiro ano de atividades. O Projeto, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, tem como objetivo fazer circular na comunidade informações, idéias e ações em Educação Ambiental, contando com um acervo bibliográfico disponível para consulta e uma série de ações abertas ao público interessado durante todo o ano.


Na semana de 23 a 27 de abril, conforme previsto em nosso Calendário Escolar, dar-se-á o lançamento do Ciclo de Formação da Sala Verde, versão 2007. Durante toda a semana, estarão em exposição painéis com imagens e textos contando um pouco do que já foi feito pela Sala Verde (e até antes dela) e nossos projetos relacionados à Educação Ambiental para 2007 e próximos anos.


E ATENÇÃO: no dia 24 de abril, às 19 horas, contaremos com a presença da Janice Tirelli, representante do Distrito do Campeche no Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo de Florianópolis. Ela falará sobre os trabalhos deste grupo, sobre o próprio PDP e, mais importante, trará sugestões sobre a abordagem pedagógica deste assunto e a importância da participação comunitária. Na mesma oportunidade, teremos a apresentação da Telma Pitta, autora da Pesquisa Sócio-Comunitária na Planície do Campeche (da qual nossa Escola participou, na coleta de dados). É um privilégio, para nós, contarmos com a presença dessas lideranças em nosso Ciclo de Formação, razão pela qual insistimos na presença de todas as famílias e da comunidade do Sul da Ilha nesta atividade. Lembramos que o sucesso do trabalho do Núcleo Gestor depende da sua representatividade, que só será verdadeira na medida em que as pessoas estiverem realmente informadas e atuantes no processo!


A seqüência do III Ciclo de Formação dar-se-á segundo a programação abaixo:


  • Dias 9 e 10 de maio – 19h – Exibição de filmes com a temática ambiental, seguida de debates:


Dia 9, terça-feira: Migração Alada - O filme trata das rotas das aves migratórias nos dois hemisférios; o objetivo com a seleção desse filme é mostrar outros seres que compartilham o planeta conosco, no caso as aves, e o impacto causado pelas ações antrópicas sobre suas vidas.


Dia 10, quarta-feira: Uma verdade inconveniente - O filme mostra, num nível de fácil compreensão, a séria questão ambiental que se apresenta no mundo atual. Através de dados consistentes, o filme mostra o impacto das ações humanas no aquecimento global.


  • Dia 18 de agosto, sábado – 9h às 13h – Curso: Horta pedagógica e Horta doméstica.


  • Dia 10 de novembro, sábado – 9h às 13h – Curso: Gestão Ambiental em Escolas.

Para mais informações e para inscrições, visite www.efaz.com.br.


Contamos com sua participação e com sua divulgação!

Nenhum comentário: