17 de mai. de 2007

Seminário de Meio Ambiente marca a Inauguração do Projeto Sala Verde no Instituto Kairós


O Instituto Kairós (Macacos/Nova Lima - MG), numa parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), inaugurou, no último dia 20 de abril, a Sala Verde, um espaço de múltiplas funções para o desenvolvimento da educação ambiental da comunidade.




A inauguração foi marcada pelo 1º Seminário "Construindo Parcerias para Ações Sócio-Ambientais" que teve por objetivo apresentar as ações sócio-ambientais do Instituto Kairós e, principalmente, abrir um espaço de construção de propostas coletivas que reforcem essas e outras iniciativas, além de fortalecer a criação do Sub-Comitê de Bacia Hidrográfica do Ribeirão Macacos, um importante fórum para o apoio e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento da região com vistas à sustentabilidade.



Quem abriu o seminário foi o diretor do Instituto Kairós, Nestor Sant'Anna, que discorreu sobre o importante patrimônio natural que é a Bacia do Rio São Francisco, apresentando informações das nascentes até a foz do rio, bem como detalhes sobre o debate em torno da transposição. A segunda apresentação foi de Apolo Henriger Lisboa, coordenador do Projeto Manuelzão e presidente do Comitê da Bacia do Rio das Velhas que falou sobre como é fundamental a formação do Sub-Comitê de Bacia Hidrográfica do Ribeirão Macacos para a preservação dos mananciais de água da região e de como eles são essenciais para a bacia do Rio São Francisco. Já o professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Rodrigo Matta Machado, fechou o Seminário citando a importância de uma microbacia como território de desenvolvimento, apresentando as potencialidades da agroecologia e da agricultura urbana como fomento ao desenvolvimento local, conciliando a preservação ambiental, cultural, equidade social e crescimento econômico.



O evento contou com a presença de vários representantes de associações, instituições governamentais, representantes de universidades, de movimentos ambientalistas, empresas, das cidades de Nova Lima e Belo Horizonte, que puderam conhecer as instalações da Sala Verde no Instituto Kairós e seu acervo com cerca de 400 publicações nas áreas de educação ambiental,agroecologia, gestão ambiental e pedagogia. A Sala Verde está aberta à comunidade e, através da parceria com o Ministério do Meio Ambiente, receberá, periodicamente, um kit de publicações para abastecimento e atualização de seu acervo, mas interessados podem também fazer doações de livros da área ambiental para a biblioteca. Informações pelo telefone (31) 3547-7625.


Nenhum comentário: