28 de jun. de 2007

Relatório de atividades - VI Semana do Meio Ambiente


Jateí/MS


PRÓ-REITORA DA UEMS VISITA SALA VERDE / JATEÍ/MS



No dia 17 de maio

A Sala Jateiense de Pesquisas Ambientais (SAJAPAM/Sala Verde), recebeu a visita da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – PROEC – Profª. M.Sc. Maria José Teles Franco Marques da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, além do Professor Etenaldo Felipe – Dr. Em Ciências Biológicas (UEMS); Professor Paulo Souza da Silva, pesquisador do CInAM - Centro Integrado de Análise e Monitoramento Ambiental (UEMS) e a estagiária do 4° ano do Curso de Ciências Biológicas, Jaqueline Inácio Frangiotti. Na oportunidade foi discutida a proposta de formalizar parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS e a Prefeitura Municipal de Jateí, através de intercâmbio técnico, didático, cientifico e cultural, além do desenvolvimento e a prestação de serviços integrados em áreas de interesse comum. Com isto, fortalecer e subsidiar ainda mais as ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Sala Verde.

O encontro com a equipe da UEMS foi encerrado com a visita destes as estruturas do Projeto Sitio Escola, local onde está instalada a SAJAPAM/Sala Verde de Jateí, como Trilha Ecológica, Viveiro de Mudas Nativas e Exóticas, Tanques de Piscicultura, Pomar, etc.




30 de maio


Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, o fiscal ambiental Alex Barbosa e o convidado o geógrafo e professor Odair Marim da Escola Joaquim Alfredo Soares Viana participaram de uma atividade educativa com 35 alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) do Distrito de Nova Esperança onde foi realizado o plantio de 45 mudas de espécies nativas em uma área de nascente em recuperação, localizada no travessão entre o Distrito de Nova Esperança e a Linha Carajá.

Os alunos receberam informações sobre as conseqüências da retirada das matas ciliares e a importância do enriquecimento da área com a inserção de novas espécies que ajudarão no processo de recuperação. Posteriormente foi realizado pelos alunos, o plantio das mudas com o acompanhamento da equipe técnica da SALA VERDE.

Nenhum comentário: