25 de jun. de 2007

Semana do Meio Ambiente em Dores do Indaiá

No dia 4 de junho, aconteceu, no Colégio Municipal São Luís, a abertura da Semana do Meio Ambiente, com presença de autoridades, professores e alunos.

O Prefeito Municipal, Dr. Joaquim Cruz, lembrou que a educação ambiental começou a ser desenvolvida no município em 1997, em sua última gestão. Ele elogiou o trabalho que tem sido feito por Cristina de Sousa, à frente da Sala Verde Onça Pintada e por Dagmar Giordani, como coordenadora ambiental de projetos municipais.

Dagmar apresentou o projeto Recuperando as Micro Bacias do São Francisco, com muitos resultados já visíveis. Ela explicou como o projeto funciona e já adiantou que, em novembro, terá início o reflorestamento das microbacias das oito cidades participantes.

Maria Cristina de Sousa Matos mostrou a trajetória da Sala Verde e também dos programas ambientais de Dores do Indaiá, que tiveram início na Administração Municipal 1997/2000. O histórico das atividades desenvolvidas inclui, além de cursos de educação ambiental, diversas campanhas envolvendo toda a comunidade em prol do meio ambiente.

Maria Cristina ressaltou a importância do apoio das escolas. “Os alunos são nossos principais parceiros. Eles precisam conhecer e participar destes programas”, disse.

Também foram apresentados arquivos em power point com tema AMAZÕNIA, desenvolvido pelos alunos de informática do Colégio Municipal São Luís.

O diretor do colégio, Evamir Araújo de Sousa, destacou que é urgente a mudança de hábitos para a preservação do meio ambiente: “Preservar é sobreviver”.

A Escola Municipal Irmã Luiza de Marilac promoveu, dia 4 de junho, a exposição “Arte Reciclada”, com lindos produtos feitos por alunos, a partir de materiais recicláveis. Houve também um teatrinho apresentado pelas professoras e uma peça de dança de alunas. As crianças se divertiram muito e aprenderam mais um pouco sobre a importância de preservar o meio ambiente.

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a Sala Verde, em parceria com a COPASA e com apoio da Polícia Militar, realizou uma blitz ecológica, na avenida Francisco Campos. Os agentes jovens do meio ambiente alertaram os motoristas, distribuindo cartilhas informativas, água mineral e sementes de jatobá.

No dia 6 de junho, uma grande passeata partiu da Praça Professor Waldemar de Almeida Barbosa em direção à Praça Prefeito Mário Carneiro (Matriz). Alunos de todas as instituições de ensino do município desfilaram em fanfarras, com fantasias, empunhando faixas e transmitindo a mensagem de que é cada vez mais urgente a necessidade de preservação do meio ambiente.

Num palco montado ao lado da Igreja da Matriz, houve apresentações artísticas, um quizz ecológico com premiação. A catadora de material reciclável, Marcelina, cantou o hino dos cantadores e recitou um poema. Ao final, houve ainda roda de capoeira na Praça. Toda a festa foi coordenada por Cristina de Sousa e Dagmar Giordani, com presenças das diretoras das escolas, de vereadores e do Prefeito Municipal, Dr. Joaquim Cruz.

Texto e Fotos: Cecília Lino

Sala Verde "Onça Pintada"
salaverde@doresdoindaia.mg.gov.br

Nenhum comentário: