9 de ago. de 2007

Inauguração Sala Verde Clubinho da Tartaruga RAN/IBAMA

Projeto Sala Verde e Sala Sede do Clubinho da Tartaruga

União que deu certo!

Através da proposta do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental soubemos do Projeto Salas Verde que veio totalmente de encontro ao desejo do Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios-RAN de ter um espaço organizado e com estrutura para atender o público infanto juvenil, escolar e comunidade em geral, que não fosse simplesmente uma Biblioteca. Mas um espaço de interação, registros, estudos e realizações das muitas propostas que viessem corresponder ao grande encanto que o Clubinho provoca nas crianças. A interação do RAN/IBAMA com este público afasta a idéia de que adultos, servidores públicos e pesquisadores, lidem com tamanha delicadeza com espécies da fauna e que apesar da dureza e da objetividade do trabalho diário, também querem interagir e passar para a comunidade a importância do trabalho de conservação de elementos da fauna.

Idealizou-se a sala sede do Clubinho da Tartaruga para viabilizar a criação de um espaço de encontro de crianças, jovens, educadores e público interessado em compartilhar idéias, projetos e ações em educação ambiental com as experiências desenvolvidas no Projeto Clubinho da Tartaruga, partindo dos conhecimentos acumulados pelo Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios – RAN, tendo como referência estes elementos da fauna e estimulando, através da organização de clubinhos nas escolas e comunidades, ações de preservação ambiental.

A socialização de informações, metodologias e experiências já desenvolvidas pelo Projeto Clubinho da Tartaruga, assim como a trajetória do próprio Centro (RAN), objetivam o atendimento da grande demanda recebida e a multiplicação de práticas e resultados, ao mesmo tempo que proporcionam o fortalecimento de parcerias e organização de redes, através de espaços de comunicação e convivência.

Desta forma, propiciar um ambiente estimulador e integrador destas práticas é fazer educação ambiental, uma educação fundamentada na concepção pedagógica interacionista, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Lei de Política Nacional de Educação Ambiental, tendo como elemento norteador a arte-educação.

A Sala Verde Clubinho da Tartaruga, foi oficialmente inaugurada em 2006 e sua aprovação pelo MMA em 2004. A Sala Verde Clubinho da Tartaruga, se encontra na Cidade de Goiânia-GO, na Rua 229, 95 Setor Leste Universitário – IBAMA/RAN.

A Sala Verde Clubinho da Tartaruga tem por objetivo constituir um espaço para projetos e discussões no âmbito sócio ambiental educacional, propondo assim encontros e informações entre os visitantes do Centro, crianças, jovens, educadores, parceiros e filiados, viabilizando além do acesso às informações ambientais, incentivando as iniciativas e ações educativas voltadas às questões ambientais. Reunir, integrar e socializar propostas dos demais Núcleos de Educação Ambiental do IBAMA, destinados ao público infanto-juvenil é um método de ação ambiental que a Sala Verde visa concretizar, fomentando e promovendo atividades de formação de multiplicadores das ações educacionais que contribuam no fortalecimento da educação ambiental. A Sala Verde preocupa-se com a questão comportamental buscando uma visão de mundo humanista e ambiental. O projeto Sala Verde Clubinho da Tartaruga apóia a socialização de informações, metodologias e experiências já desenvolvidas pelo Projeto Clubinho da Tartaruga, assim como a trajetória e missão do próprio Centro (RAN), objetivando o atendimento da grande demanda recebida por este Centro e a multiplicação de práticas e resultados, ao mesmo tempo que proporcionam o fortalecimento de parcerias e organização de redes, através de espaços de comunicação e convivência.

A Sala Verde conta com uma biblioteca, videoteca, um espaço para leitura, debates e discussões, um computador com internet, brinquedos, materiais didáticos, pedagógicos, lúdicos, revistas e jornais. A Sala conta um grupo de educadores ambientais e um estagiário. Os horários de visita podem ser agendados pelo telefone: 62-39011997 e no seguinte e-mail: clubinhodatartaruga.sede@ibama.gov.br. A Sala se encontra disponível ao público nos seguintes horários: das 9h às 12h e das 14h às 18h de segunda a sexta-feira.

A Sala Verde Clubinho da Tartaruga divulga e apóia os cursos, palestras e apresentações que fazem parte da metodologia do Projeto Clubinho da Tartaruga. Foi realizado no primeiro trimestre deste ano um Curso de Educação Ambiental com um total de 40h dedicado aos professores de I e II Graus, servidores e pais da Escola Monteiro Lobato em Goiânia. Este curso integra as ações do Clubinho que são desenvolvidas nesta Escola. A proposta é a capacitação e a instrumentalização da comunidade escolar aplicação da educação ambiental na escola, partindo da compreensão de um projeto da fauna brasileira, no caso os répteis e anfíbios objeto de nosso trabalho no IBAMA.

O Projeto Sala Verde Clubinho da Tartaruga atende à proposta de instituir-se em um espaço físico e interativo do Projeto Clubinho da Tartaruga na medida em que ambos baseiam-se na proposta de educação ambiental atuante no processo de gestão de responsabilidade do IBAMA.Na oportunidade de termos mais uma estrutura que permita através de um espaço físico com materiais escritos e realizando interação com estudantes e público em geral visitante, melhorará nossa condição de recepção e de canal de comunicação entre a sociedade e o IBAMA/RAN.

Sofremos uma carência de informações ambientais e por termos atuação federal temos a responsabilidade de rebatimento dessas informações em todo o Brasil. Consideramos o Projeto Sala Verde uma continuidade de uma das propostas do RAN/IBAMA e especialmente do Núcleo de Educação Ambiental.



Educadora Responsável:

Maria de Lourdes C.S. Cantarelli –
maria.cantarelli@ibama.gov.br; mlourdescantar@hotmail.com.

Educadores:

Nilza Silva Barbosa – egretalba@yahoo.com.br

Glaura Cardoso Soares – glaurasoares@yahoo.com.br

Colaboradora voluntária:

Cássia de Araújo Boaventura – cassiatartaruga@hotmail.com

Estagiário do Curso de Geografia da UFG/GO:

Paulo Galvão – Paulo.ags@hotmail.com

Nenhum comentário: