15 de fev. de 2008

I Módulo do Curso de Botânica

Caríssim@s

Estamos encaminhando para algumas pessoas que já possuem envolvimento com estudos de plantas da flora regional convite para participem do I Módulo do Curso de Botânica. Esta é uma das atividades da nova fase da Sala Verde de Educação Socioambiental Ecos do Jequi da FUNIVALE.

O Curso iniciará em abril e será ministrado pela professora Marilene Nogueira Marinho, mestre em Botânica da UFMG, que atualmente orienta e faz estudos e pesquisas sobre botânica do Vale do Jequitinhonha no Instituto Casa da Glória.

Este Curso será gratuito, entretanto os participantes deverão subsidiar suas próprias despesas com alimentação e deslocamento (para as pessoas que não moram em São Gonçalo a FUNIVALE está disponibilizando estadia). Embora sejam aceitos, para este Primeiro Módulo, entre 10 à 12 participantes apenas, ainda não conseguimos recursos para cobrir estas despesas, por isto as consideramos como investimento das pessoas.

O cronograma será montado no primeiro encontro com os participantes. Embora seja necessário, no mínimo, um dia de estudo presencial mensal este poderá ser itinerante pelas localidades onde moram os participantes. Assim aproveitaremos para observar outras áreas de cerrado, campo rupestre, vegetações ciliares, matas e outros tantas especificidades da biodiversidade da nossa região.

O mais importante é que quem se inscrever esteja realmente querendo estudar uma planta e contribuir para a formação do nosso herbário, não meramente por mais um certificado. Por outro lado vamos pensar em um cronograma que não comprometa nossas outras atividades, que seja prazeroso e com metodologia totalmente aberta.

Estes acertos já foram decididos entre a coordenação da FUNIVALE que exerce o papel de facilitadora do processo e a Professora Marilene. Este Curso pretende favorecer desde o entendimento dos grandes grupos vegetais, o funcionamento da planta em si, como ela se apresenta em seu meio até que o registro das experiências de cada um com a planta de sua escolha culmine com a monografia.

Espero receber inscrições das pessoas em que já pensei, mas também de outros que ainda não conseguiram vivenciar experiências como a de uma monografia livre e de contribuição para a criação de um herbário popular (propósitos de atividades como esta).

Para se inscrever envie e – mail para funivale@gmail.com com o mesmo assunto escevendo no campo de texto:



Confirmação da inscrição no Curso de Botânica – Módulo I – Ano 2008.
Nome:
Endereço postal:
telefone:
E – mail:

Um abraço à todos!

Sandra Viviane de Moura
Coordenação da FUNIVALE
(38)99572148

Nenhum comentário: