16 de abr. de 2008

Ministério do Meio Ambiente visita Sala Verde Cananéia

por Rede Cananéia | www.redecananeia.org.br — Última modificação 09/04/2008 15:54

Vídeo produzido durante a visita será apresentado na África

Entre os dias 25 e 26 de março a Sala Verde Cananéia e o Ponto de Cultura “Caiçaras” receberam a visita da coordenadora do Projeto Sala Verde, Mariana Dourado, do Departamento de Educação Ambiental – DEA, do Ministério do Meio Ambiente -MMA e do cinegrafista, Marco Aurélio Kosby, da Empresa Brasileira de Comunicação – EBC, vinculado a Radiobrás, para conhecerem e registrarem os trabalhos desenvolvidos por esta instituição educadora e seus respectivos parceiros, como o Coletivo Jovem Caiçara e o Coletivo Educador do Lagamar.

A Sala Verde Cananéia, que consiste num espaço de formação e informação socioambiental, e que promove e apóia ações educacionais, bem como, disponibiliza para qualquer pessoa da comunidade um acervo bibliográfico com mais de 300 livros na área socioambiental, foi uma das duas selecionadas entre 390 Salas Verdes existentes no Brasil para produzir um vídeo que servirá como material de divulgação de articulação entre programas e projetos do Governo Federal.

O vídeo será produzido através de métodos educomunicativos, ou seja, utilizando a comunicação para fomentar e facilitar processos educativos e participativos. Essa experiência também servirá como base para a elaboração de um projeto de Educomunicação a ser desenvolvido e disponibilizado para Salas Verdes e Pontos de Culturas de todo o Brasil.

Inicialmente, o vídeo será apresentado na reunião que ocorrerá na cidade de Luanda em Angola de 21 a 25 de abril com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, reunião esta que propõe a cooperação entre os oito países de língua oficial portuguesa para elaborar coletivamente um Programa de Educação Ambiental. Durante o encontro haverá a apresentação da experiência brasileira no Projeto Sala Verde, através do material audiovisual realizado junto a Sala Verde Cananéia e outra experiência registrada em Salvador, na Bahia, de forma a retratar as ações desenvolvidas pelas mesmas, e sensibilizar o Comitê Gestor para a ação.

Nenhum comentário: