3 de jul. de 2008

I ENCONTRO ESTADUAL DE SALAS VERDES DEFINE AÇÕES

Matéria 01/julho/2008

por Lina Viezzer Grondin


I ENCONTRO ESTADUAL DE SALAS VERDES DEFINE AÇÕES

ARTICULADAS NO ESTADO


O I Encontro de Salas Verdes do Paraná foi realizado em Foz do Iguaçu nos dias 27 e 28 de junho com objetivo de socializar as experiências e desafios vivenciados por estas salas, assim como traçar um plano de ação a ser realizado com outras ações de educação ambiental do estado. O evento foi organizado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) em conjunto com as salas verdes de Cambará, Foz do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste com apoio da Itaipu Binacional.

O Projeto Sala Verde é coordenado DEA/MMA e consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de Informação e Formação Ambiental, das 380 Salas Verdes distribuídas ao longo do território nacional 25 estão presentes no estado do Paraná. “Outros estados também estão realizando encontros, mas este está tendo uma dinâmica diferenciada, fico curiosa para saber como a partir desse momento serão desencadeados os processos no Paraná uma vez que é notório o potencial das salas neste estado inclusive contando com um Coletivo Educador bastante fortalecido”, comenta Mariana Dourado coordenadora do programa em nível nacional.

Após breve apresentação do projeto Salas Verdes e suas metas a longo prazo para o país, Mariana conduziu as dinâmicas de grupo através da metodologia de Oficinas de Futuro que trouxeram à tona elementos importantes sobre formação, comunicação e gestão das Salas Verdes com estabelecimento de metas comuns visando sua atuação articulada.

O evento contou com intercâmbio de experiências em andamento. Para tanto a Sala Verde de Cananéia/SP representada pelo coordenador Cleber Rocha Chiquinho, foi especialmente convidada para o evento para apresentar sua experiência exitosa que, inclusive, está divulgada através de um vídeo pela internet. “Agradeço a oportunidade de poder vir a este encontro para partilhar nossa experiência em Cananéia, mas retorno levando muito aprendizado e inclusive idéias de ação para adaptar ao nosso espaço”, comenta. O evento contou ainda com a socialização das experiências de algumas Salas Verde do Paraná: Loanda, Medianeira, Matelândia e Vera Cruz do Oeste.

Estamos no processo de enraizamento deste projeto em todo país para sairmos do diálogo acadêmico, intelectual ou mesmo de pequenos setores de lideranças, organizações não-governamentais, empresas, etc, para abarcar a totalidade da sociedade brasileira” ressalta Valéria Casale enraizadora das ações do DEA/MMA para a região sul do país.

Nenhum comentário: