10 de jul. de 2008

Sala Verde Fronteira Verde em Oiapoque - Mais informações

Aprovado em 2007 e em funcionamento desde janeiro deste ano, só agora o espaço foi inaugurado pois o prédio do ESREG/IBAMA onde está instalada, encontrava-se em reforma e fazendo algumas adaptações. Ressalto porém que, mesmo sem inaugurar oficialmente, uma vez que não estávamos com o espaço definido para funcionamento, realizamos várias atividades importantes como a realização em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Oiapoque, da Conferência Municipal de Meio Ambiente.

O evento contou com a participação dos parceiros no projeto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente/PMO, Parna Cabo Orange, FUNAI, Secretaria Municipal de Educação/PMO, Museu Kuahí dos Povos Indígenas de Oiapoque e Fundação Banco do Brasil através de seus representantes.

Na oportunidade foi apresentado o projeto e as instalações, explicado a função sócio-ambiental da Sala Verde como espaço interativo de educação ambiental. Destacamos a participação da Sala Verde Fronteira Verde na elaboração e execução do projeto de capacitação dos Agentes Ambientais Indígenas em multiplicadores em educação ambiental, os quais desenvolverão ações ligadas a área de manejo sustentável de lixo nas aldeias das terras indígenas Uaçá, Galibi e Juminã, o qual ocorrerá a partir de agosto. Também foi destaque a discussão a respeito do tema inclusão digital, do qual firmamos compromisso com a Fundação Banco do Brasil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente em apoiar o funcionamento de dois projetos que se encontram com seus equipamentos parados por falta de um agente articulador para tal, uma vez que os usuários do IBAMA também serão beneficiários com o funcionamento efetivo destes projetos.

Assumindo papel articulador entre as instituições e a população em geral em torno do tema ambiental, iniciamos os trabalhos oficialmente da Sala Verde Fronteira Verde!

Nenhum comentário: