15 de set. de 2008

Programa catarinense ganha prêmio Atitude Sustentável 2008

São Francisco do Sul, 11/setembro/2008 - O programa de educação ambiental do Projeto Meros do Brasil, desenvolvido pela Ong Instituto VIDAMAR, ganhou o prêmio Atitude Sustentável 2008, oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ). A cerimônia de entrega será na segunda-feira (15 de setembro), s 19 horas, na Caixa Cultural - Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro. O Atitude Sustentável 2008 premia empresas, entidades governamentais, organizações não-governamentais, personalidades e veículos de comunicação que se destacaram em programas de Responsabilidade Social no Brasil.

O programa (patrocinado pela Petrobras Transportes S.A - TRANSPETRO) é realizado em São Francisco do Sul (SC), com escolas e comunidades, por meio de atividade de diagnóstico e educação ambiental. "É um trabalho importante por ser voltado conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento das comunidades locais", enfatiza Renata Costella Acauan, coordenadora do programa e presidente da VIDAMAR. "Conquistar um pr mio como este, concedido pela CAERJ vem demonstrar que o trabalho da ONG, por meio do programa de educação ambiental, ultrapassou a fronteira local e está ganhando destaque fora de Santa Catarina. Para nós é um reconhecimento muito importante", comenta.

São atendidas de forma contínua no programa de educação ambiental cerca de 120 alunos, há, ainda, o envolvimento de um grupo de dez pessoas, entre pais e professores, que realizam trabalhos semanais. A atuação nas escolas envolve, além da capacitação de professores para inserir a educaç o ambiental no currículo escolar, oficinas sobre tema,como reutilização de materiais e alimentos, conservação e legislação ambiental. As crianças participam de passeios aos manguezais, restinga, mata Atlântica e praia, para que elas conhecem os ecossistemas.

Como a comunidade faz parte do foco da VIDAMAR, a entidade realiza um trabalho para envolver os pais dos alunos, a partir das atividades nas escolas. Isso é um dos grandes diferencias em termos de atuação na área de educação ambiental.

A sede do Instituto também recebe mensalmente alunos e a comunidade para palestras e oficinas sobre meio ambiente. Durante o ver o a equipe monta uma sede móvel na praia da Enseada, em São Francisco do Sul, com o objetivo de atender turistas e visitantes, realizando oficinas, pequenas palestras em barcos de passeio, jogos e distribuição de materiais educativos.

Estima-se que o programa tenha atendido mais de 1000 pessoas, desde 2006, durante atividades na sede do Projeto e na sede móvel, distribuindo adesivos, folders, cartazes e camisetas do Projeto Meros do Brasil.

"O grande objetivo destas ações é o envolvimento da comunidade local nas questões ambientais, desde a esfera escolar, passando pelo ambiente familiar, e envolvendo aspectos sociais, econômicos e culturais na busca pelo desenvolvimento igualmente justo de todos estes setores", afirma Renata.

Renata Costella Acauan - coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Projeto Meros do Brasil - Telefone (47) 8404-2360

Nenhum comentário: