16 de out. de 2008

Inscrições ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente encerram em 20 de outubro

Ministério do Meio Ambiente

Secretaria Executiva

Departamento de Articulação de Ações da Amazônia

Inscrições ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente encerram

em 20 de outubro


Ongs, sindicatos, associações comunitárias, instituições municipais e pessoas interessadas em concorrer ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, edição 2008, podem se inscrever até o dia 20 de outubro. As inscrições devem ser feitas obrigatoriamente por meio de remessa postal registrada e endereçada ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, Caixa Postal 10805, CEP: 70.306.970-Brasília-DF.

O Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente foi criado em 2002, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com objetivo de valorizar e incentivar trabalhos em prol da conservação do meio ambiente da Amazônia. Atualmente é coordenado pelo Departamento de Articulação de Ações da Amazônia – DAAM, vinculado à Secretaria Executiva do MMA.

Os trabalhos podem ser inscritos nas categorias liderança individual, associação comunitária, organização não-governamental, negócios sustentáveis, educação ambiental e município. Podem concorrer pessoas físicas ou jurídicas de direito privado com ou sem fins lucrativos, instituições de pesquisa públicas e privadas, Ongs, sindicatos e associações comunitárias.

Uma comissão composta por integrantes de notório saber na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, designada pelo Ministério do Meio Ambiente, julgará os trabalhos. Critérios de efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, originalidade, adesão e participação social serão considerados no processo de seleção e avaliação das propostas.

Conforme o regulamento do Prêmio, à exceção da categoria município, cujo primeiro colocado não receberá premiação pecuniária mas só diploma honorifico, as demais receberão diploma e R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais) em espécie, valor sobre o qual serão cobrados todos os tributos previstos em lei.

Nas seis últimas edições o Prêmio recebeu aproximadamente 500 inscrições procedentes de estados da Amazônia e de outras regiões do país, incluindo São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Destacam-se entre os contemplados a Universidade Federal do Acre, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (AM), Instituto Socioambiental (SP), Associação dos Moradores de Riozinho do Anfrísio (PA), o pesquisador Philip Fearnside e a jornalista Mara Régia Di Perna e a ex-ministra de estado de Meio Ambiente Marina Silva.


Para acessar regulamento e ficha de inscrição acesse: http://www.mma.gov.br/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=59&idMenu=2466&idConteudo=3032.

Informações: (61) 3105-2093 / 3105-2090 ou premiochicomendes@mma.gov.br

Nenhum comentário: