6 de jul. de 2009

Inhotim participa da 1ª Mostra Cultural de Brumadinho


Programa Jovens Agentes Ambientais é apresentado à comunidade

A equipe de meio ambiente do Instituto Inhotim participa hoje (3) da 1ª Mostra Cultural de Brumadinho, realizada na Quadra Municipal, das 7h às 17h. O evento, que tem como objetivo apresentar à comunidade os trabalhos e projetos que as escolas desenvolvem com os alunos, conta com a participação de todas as 22 escolas municipais da cidade e do Instituto Inhotim, que por meio de parcerias desenvolve projetos educativos na região.

As escolas localizadas na sede do município apresentarão os trabalhos na Quadra Municipal, e as da zona rural em sua região. O Instituto Inhotim é a única instituição convidada, pela parceria e trabalho educativo exercido na comunidade. A Secretária Municipal de Educação, Sônia Barcelos, acredita que estes projetos transformam os estudantes, tornando-os mais humanos, felizes e saudáveis. “Inhotim é um parceiro nos projetos com os alunos e veio prestigiar nossa Mostra apresentando um trabalho diferenciado”, ressalta.

Na Mostra, o Inhotim apresenta o resultado das atividades realizadas pelo Programa Jovens Agentes Ambientais, que nesse semestre trabalhou com o tema água. Estão expostas cinco maquetes que representam as estações de tratamento de recursos hídricos (estação de tratamento de água e esgoto, captação de água pluvial, entre outras), além de 12 garrafas pet com a água de banho, esgoto, lagoa da Pampulha, rio Paraopeba, representando o estado qualitativo em que se encontram. “A brilhante participação dos Jovens Agentes Ambientais na 1ª Mostra Cultural de Brumadinho vem consolidar a parceria do Inhotim com nossa escola e com a secretaria, demonstrando mais uma vez a seriedade da proposta pedagógica que alia teoria e prática”, afirma a supervisora pedagógica da Escola Municipal Lidimanha Augusta Maia, Neide de Oliveira Batista.

O Instituto doou para a Escola Municipal Lidimanha, onde os participantes estudam, as maquetes e as garrafas de água exibidas na Mostra, uma forma dos alunos continuarem disseminando a idéia dentro da escola. A jovem agente ambiental Larissa Flávia de Abreu, 14 anos, afirma que é bom poder ensinar para as pessoas sobre como cuidar da água. “Elas precisam ter a consciência melhor sobre seu consumo. Espero que elas melhorem os hábitos e passem esse pensamento adiante”, declara.

Segundo o coordenador da equipe de educação ambiental do Inhotim, Wallace Carvalho, a Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho reconhece o trabalho educativo realizado na instituição. “Este convite fortalece ainda mais os laços de educação que o Inhotim tem com o município. O projeto Jovens Agentes Ambientais é resultado deste laço”, declara.

Programa Jovens Agentes Ambientais

O Programa prioriza a participação de estudantes entre 12 e 17 anos, da rede pública da cidade. Dividido em dois módulos, sensibilização ambiental e jardinagem, o objetivo é conscientizar os participantes sobre questões ambientais e qualificá-los para trabalhar nesta área. O programa é patrocinado pelo Banco BMG, por meio da Lei Rouanet, e foi premiado esse ano como 2º melhor projeto de educação ambiental no Encontro Internacional de Educação Aplicada a Conservação e Sustentabilidade, promovido pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

Nenhum comentário: