28 de abr. de 2010

LANÇAMENTO DO CIRCUITO TELA VERDE & CIRCULA em Itajaí

SALA VERDE – Biblioteca Central da UNIVALI em parceria com IELA - UFSC promovem o “CIRCULA Ali Primera” em Itajaí, com exibições de filmes, todas as quintas-feiras do mês de maio, às 18h30min, na Sala Multiuso 3 – Biblioteca Central Comunitária –UNIVALI, com inicio no dia 06 de maio.

O projeto CIRCULA Ali Primera - “Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho” realizado pelo IELA “Instituto de Estudos Latino-Americanos” funciona normalmente na Universidade Federal de Santa Catarina e tem como intenção fomentar a reflexão sobre os temas latino-americanos e enveredar pela lógica da criação de um pensamento próprio, descolonizado. “Na América Latina e no Caribe existe muita gente capaz de refletir de maneira original a realidade social da região. Em cada um dos países de Abya Yala (a grande pátria) assomam diretores, escritores, atores, músicos que se esmeram em retratar a problemática social, econômica, cultural e política de seus países e expressam isso através da arte cinematográfica”. Assim, entendendo que o cinema é um elemento importante de questionamento e do despertar da consciência crítica, nasce esse circuito de cinema, que leva o nome de um dos mais importantes artistas populares de Abya Yala: Ali Primera.

Já o Circuito Tela Verde é uma ação de educomunicação de âmbito nacional desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Constitui uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências de projetos de educação ambiental, para exibição em estruturas educadoras como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos Educadores, cineclubes. Utilizando metodologias de educomunicação, os filmes oferecem um mosaico de opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros das comunidades locais sobre o meio ambiente, os problemas e as responsabilidades sociais e ambientais. Trazem uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos de cidadania participativa e a gestão ambiental pública. Em Itajaí o Circuito Tela Verde é realizado pela Sala Verde “Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça socioambiental - Vale do Itajaí –SC” em sintonia com os princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA).

Através de uma parceria firmada entre estes dois projetos, CIRCULA Ali Primera e Circuito Tela Verde, oferecemos aos acadêmicos da UNIVALI e amantes da sétima arte, da educação e da América Latina um ciclo de filmes com temática focada na educação, produzidos na America Latina e Espanha, promovendo momentos de reflexão critica e participativa durante o mês de maio.

Para o lançamento do Circuito em Itajaí, dia 06 de maio, às 18h30min, teremos o filme “La revolución de los pinguinos”, um documentário de Jaime Diaz Lavanchy (85min.) que narra a história de um intenso movimento estudantil que ocorreu no Chile, desde 2006, em busca de reivindicações por melhorias no sistema educacional, em um momento que acontece a volta da democracia no estado. Após a exibição do filme haverá uma roda de conversa com os participantes e mediada por representantes do IELA/Circula Ali Primera e Sala Verde.

Dando continuidade a programação seguem os filmes:

13/05 - Língua das mariposas
20/05 - Fusiles de madera
27/05 - Pequeno grão de areia

Em Itajaí, os vídeos que integram o Circuito Tela Verde estão disponíveis para consulta e empréstimo através do acervo da Sala Verde que funciona na Biblioteca Central Comunitária da UNIVALI.

Sinopsis de “La revolución de los Pinguinos”

El 2006 estalla uno de los movimientos reivindicatórios más importantes desde la vuelta de la democracia: La revoluciones de los estudiantes secundários, quienes buscaban modificar la Ley Orgánica Constitucional de Enseñanza LOCE, heredada del gobierno militar, en pos de una educación mejor para ellos y las generaciones venideras. El movimiento se tomo los colegios y las calles, manteniendo en vilo al gobierno mientras recibía un altísimo porcentaje de aprobación por parte de la ciudadanía. Sus jóvenes líderes se transformaron en personajes públicos con línea directa con lo más selecto del espectro político nacional, mientras recibían presiones políticas y la prensa buscaba cualquier elemento de quiebre entre ellos. Sin embargo no actuaban en base a opiniones personales, sino que representaban las decisiones de las asambleas estudiantiles, develando un disciplinado organigrama que les dio unidad y fuerza. A dichas asambleas en donde se discutían las estrategias y acciones a seguir no se permitió la entrada de la prensa, pero fueron documentadas con el consentimiento del movimiento por el realizador Jaime Díaz Lavanchy.

Fonte: http://fidocs.uniacc.cl/index.php?option=com_content&task=view&id=90&Itemid=70

Serviço
O que: filme “La revolución de los pinguinos”
Quando: dia 06 de maio, às 18h30min
Onde: Sala Multiuso 3, na Biblioteca Central Comunitária da UNIVALI

Entrada franca!

Todas as quintas-feiras do mês de maio, sempre as 18h30min, tem filme sobre educação na Sala Multiuso 3, na Biblioteca Central Comunitária da UNIVALI – Itajaí,

Sejam muito bem vindos!
Para maiores informações acesse: www.univali.br/biblioteca www.circuitotelaverde.blogspot.com www.circulaaliprimera.blogspot.com
Email: isadoraodebrecht@hotmail.com
Tel.: 33417723 (LEA- Laboratório de Educação Ambiental- UNIVALI)

Nenhum comentário: