18 de jul. de 2011

Nativa realiza Encontro de Formação para Facilitadores de Salas e Espaços Verdes

No dia 08 de julho, a equipe da Nativa Socioambiental realizou em Santa Helena o I Encontro do Programa de Formação Continuada em Educação Ambiental para os Facilitadores de Salas e Espaços Verdes da Bacia do Paraná 3.
O Programa de Formação tem como objetivo fortalecer as Salas Verdes e Espaços Verdes dos 29 municípios da BP3 enquanto estruturas educadoras, espaços irradiadores de saberes e ações voltadas à sustentabilidade socioambiental local e planetária.
Durante o encontro foram apresentados conceitos fundamentais para o entendimento do papel das Salas e Espaços Verdes, tendo como referência Programa Nacional de Educação Ambiental. As Salas Verdes, chanceladas pelo Ministério do Meio Ambiente e os Espaços Verdes, estruturas educadoras encontradas nos municípios da Bacia do Paraná 3, apresentam inúmeras potencialidades para a articulação e execução de ações de caráter socioambiental, cultural, informativo, de pesquisa, dentre outras.
Debatendo a realidade local, foi possível visualizar os desafios que estas estruturas educadoras têm em comum e traçar caminhos para superá-los. Todos os facilitadores e facilitadoras demonstraram entusiasmo para iniciar o planejamento de novas ações em seus municípios a partir da participação no primeiro item de formação.
A gestora de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Leila Alberton, destacou que o programa de formação cria uma oportunidade de fortalecer a atuação dessas estruturas educadoras, destacando a responsabilidade dos facilitadores em potencializar esses espaços enquanto centros integradores de ações, projetos e programas socioambientais em seus municípios.
Para este ano, ainda estão programados mais dois encontros, incluindo uma visita de reconhecimento da realidade de uma Sala Verde atuante há mais de quatro anos no estado do Paraná.

Nenhum comentário: