23 de ago. de 2011

Itaipu promove 2º Encontro de Formação de Salas e Espaços Verdes


No mês de agosto aconteceu em Santa Helena o 2º Encontro de Formação dos Facilitadores de Salas e Espaços Verdes dos 29 municípios que compõem a Bacia do Paraná 3. Esta ação faz parte do Programa Anual de Educação Ambiental da Itaipu Binacional no contexto do Cultivando Água Boa e foi desenvolvida pela empresa contratada Nativa Socioambiental. O objetivo desse encontro foi debater a identidade político pedagógica dessas estruturas educadoras a partir dos princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental.
Por meio da realização de grupos de trabalho, os participantes puderam dialogar sobre conceitos que orientam a concepção das estruturas educadoras, partindo de três eixos temáticos: qualidade formal, qualidade política e potencial educomunicativo. De acordo com as diretrizes do Projeto Sala Verde (Departamento de Educação Ambiental/Ministério do Meio Ambiente), é “a partir da interação e do diálogo que cada um desses elementos promove, vai se percebendo a complexidade deste processo e a sua importância para a consolidação do Centro de Educação Ambiental como um todo, da sua equipe técnica e da própria Educação Ambiental que ali é pensada e praticada”.
Para mostrar como os princípios da Educação Ambiental podem ser inseridos na prática diária das estruturas educadoras, a facilitadora Rosani Borba, da Sala Verde Cuaa Renda de Foz do Iguaçu, apresentou alguns trabalhos realizados neste espaço, dentre eles: oficinas de formação para professores, apoio às comunidades de aprendizagem do Programa de Formação de Educadores Ambientais (FEA) e Projeto Cantinho da Leitura.
O 3º Encontro de Formação acontecerá em setembro, onde os facilitadores dos municípios da Bacia do Paraná 3, estarão conhecendo a realidade e socializando experiências com a Sala Verde Defensores da Natureza: Antônio Cornas e João Scandolo, no município de Cambará/PR.

Fonte: http://nativasocioambiental.com.br/blog/

Nenhum comentário: