30 de mai de 2012

SALA VERDE DA UFRN HOMENAGEA CATADORA ESTAMIRA EM CINE AMBIENTAL

Estamira Gomes de Sousa, ou simplesmente Dona Estamira, foi catadora do Jardim Gramacho por mais de 20 anos e é personagem real do documentário que a Sala Verde exibe dia 10 de Agosto no Cine Ambiental.
Falecida no dia 28 de Julho deste ano em decorrência de uma septicemia (infecção generalizada), Estamira estava internada no Hospital Miguel Couto no Rio de Janeiro, pois há anos lutava contra a diabetes. Contudo, segundo Ernani, um dos três filhos de Estamira, ela não recebeu atendimento adequado no hospital, vindo a falecer em menos de dois dias de internação.
Assim como o fotógrafo Sebastião Salgado, o diretor Marcos Prado foi fortemente criticado ao registrar o cotidiano de Estamira em documentário.
No documentário, o diretor não se apropria da imagem de Estamira para estetizar a miséria e sim para humanizar a personalidade de uma mulher que vive em um meio esquecido ou banalizado pela sociedade, o lixão.
“Ela acreditava ter a missão de trazer os princípios éticos básicos para as pessoas que viviam fora do lixo onde ela viveu por 22 anos. Para ela, o verdadeiro lixo são os valores falidos em que vive a sociedade", comentou Prado.
Como forma de prestar uma singela homenagem a mulher tida como louca e profeta do lixo, a Sala Verde UFRN promove o Cine Ambiental Especial com o documentário de Marcos Prado. A sessão ocorre na Videoteca 01 da Biblioteca Central Zila Mamede tendo início às 15h.
Antes da sessão serão exibidos curtas-metragem e campanhas educativas e após a exibição os participantes são convidados para discutir as questões levantadas durante o filme.
O cine ambiental é um projeto realizado pela sala verde da UFRN.  O projeto do cine tem o intuito de promover a educação socioambiental por meio de vídeos temáticos e de promover a discussão em grupo acerca das questõessocioambientais, com a participação de professores, alunos e simpatizantes do tema socioambiental.

Dia: 10 de Agosto de 2011
Hora: 15h
Local: Videoteca 01 da Biblioteca Central Zila Mamede
Mais informações: Sala Verde - Diretoria de Meio Ambiente
Fone: 3215-3162 Ramal: 232
Email: salaverde_ufrn@yahoo.com.br
Twitter: @Sala_Verde_UFRN
www.meioambiente.ufrn.br/salaverdern

Nenhum comentário: