13 de jul. de 2013

Visite o stand da Sala Verde na FEARG e participe da "Trilha dos Sentidos"

Conheça a Tilha dos Sentidos (Projeto de Extensão da Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) – Sala Verde Judith Cortesão) na FEARG.
Visite o stand da Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) – Sala Verde Judith Cortesão:
Local: área de recreação, lado oposto ao parque de diversões.
Período de realização: de 27 de junho a 14 de julho de 2013
Público: adultos e crianças.

O que é a "Trilha dos Sentidos"?
A 'Trilha dos Sentidos: encontro com a natureza através dos sentidos' possibilita a reflexão e construção do pensamento/ação ambiental. Faz parte das ações desenvolvidas pela·Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental – Sala Verde Judith Cortesão·da FURG à comunidade em geral, levando a sensibilização ambiental para além das fronteiras, trabalhando a Educação Ambiental não só com os alunos e professores da graduação, pós-graduação e com os servidores da universidade, mas também com a COMUNIDADE LOCAL.
Visa à sensibilização e conscientização dos participantes, despertando o senso de responsabilidade individual e coletiva em relação à preservação do meio ambiente, por meio do estimulo dos sentidos e da imaginação.
O evento 'Trilha dos Sentidos' trabalha com o imaginário dos participantes, no qual é montado um ambiente, simulando uma floresta, com som de pássaros cantando, animais da floresta, som de cachoeiras, chuva e são utilizadas plantas, flores, água, areia, pedras, conchas do mar, bem como objetos diversos e recicláveis também (plásticos, vidros, sacos, garrafas...). Os participantes, com os olhos vendados, sentem com as mãos e pés os materiais espalhados pela sala, sentindo o que realmente faz parte da natureza.
Por fim, trabalha-se a responsabilidade ambiental dos participantes e a importância da preservação, promovendo uma sensibilização inicial, desde as crianças até os adolescentes e adultos.

Objetivos:

- democratizar a informação ambiental, por meio da distribuição gratuita do jogo de tabuleiro "Trilha do Planeta";
- desenvolver ações práticas de Educação Ambiental, a fim de sensibilizar a comunidade local, por meio do estimulo dos sentidos e da imaginação;
- despertar o senso de responsabilidade individual e coletiva dos participantes, de forma lúdica e curiosa, em relação à preservação do meio ambiente;
- divulgar a Sala Verde da FURG à comunidade acadêmica e comunidade em geral, através do projeto de extensão 'Trilha dos Sentidos';
- promover o cultivo de árvores nativas da região, através da doação de mudas aos participantes da trilha.

Nenhum comentário: