16 de ago. de 2013

Pesquisa trata da educação ambiental na Educação Básica

Dados foram coletados com 300 professores em 14 municípios do Estado de SP

Publicado na revista Ciência & Educação da Faculdade de Ciências da Unesp, Câmpus de Bauru, o artigo 'A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?', de Marília Freitas de Campos Tozoni-Rei, professora do Instituto de Biociências da Unesp, Câmpus de Botucatu, entre outros docentes, reconhecem que as publicações acadêmicas sobre educação e educação ambiental raramente chegam às escolas.
A partir dessa constatação, o Grupo de Pesquisa em educação ambiental da Unesp, Câmpus de Bauru, desenvolveu um estudo coletivo a fim de identificar quais fontes de informação os(as) professores(as) da Educação Básica utilizam em seu processo de formação sobre educação ambiental.
O objetivo geral foi, de posse dessas informações, estabelecer diretrizes para que as publicações de pesquisas cheguem (e de maneira mais significativa) às escolas, contribuindo, assim, para a inserção da educação ambiental nesse espaço.
Trata-se de um estudo qualitativo na modalidade pesquisa de campo, cujos dados para análise foram coletados por observações nas escolas e entrevistas com cerca de trezentos professores em 14 municípios da região central do Estado de São Paulo.
O artigo apresenta conclusões sobre, especificamente, as fontes de informação utilizadas pelos professores entrevistados.
Artigo completo: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n2/a09v19n2.pdf
Veja Minuto Unesp: http://youtu.be/Ch8sZcBzgqA
 Sobre a publicação
Ciência & Educação é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp, Campus de Bauru. Idealizada inicialmente em 1995 com a finalidade de divulgar os artigos elaborados a partir dos seminários proferidos dentro da programação dos Ciclos de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, transformou-se posteriormente em órgão de divulgação dos trabalhos produzidos pelo curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática e pelo curso de Mestrado em Educação para a Ciência, com área de concentração em Ensino de Ciências, iniciados em 1995 e 1997, respectivamente. A partir do volume 5, Ciência & Educação passou a ser publicada em dois números anuais, com corpo editorial, e estendeu-se a todos os pesquisadores do Brasil e do exterior interessados em divulgar resultados de pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e áreas afins. Desde seu primeiro número, Ciência & Educação tem sido financiada parcialmente pelas Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) da Unesp. A partir do volume 7, número 2, passou a contar com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todos os artigos são arbitrados às cegas por pelo menos dois pesquisadores experientes no assunto.
Acesse a revista
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313&lng=pt&nrm=iso
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UNESP

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