13 de set. de 2013

Sala Verde de Cambará/PR participa de Conferência Regional infantojuvenil

Estudantes das Escolas do Paraná debateram proposta para uma Escola Sustentável como ação da IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente nas Escolas. Dentro da dinâmica orienta para a Conferência no Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho foram realizadas oficinas preparatórias para a Conferência nas Escolas e no dia 12 de setembro foi realizado a Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Mohamad Ali Hamzé.
Esse evento contou com a presença 400 pessoas dentre estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio de 43 escolas das 12 cidades da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho(Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Carlópolis, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina).
Desde as autoridades destacamos a com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida que fez uma palestra na abertura do evento. Segundo ele, o evento é de grande é fundamental para a formação dos jovens, que precisam conhecer a natureza, seu significado e sua importância para a vida: “para amar é preciso conhecer, por isso precisamos incentivar e informar as crianças e jovens para que conheçam e a partir daí, amem a natureza”.
O evento contou com apresentações culturais, do Projeto Guri - Polo Ourinhos/SP, vinculado a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e do Grupo Kakatikubá Batuque - percussão com materiais recicláveis, vinculado EMEF Amélia Abujamra Maron, Ourinhos/SP.
Este ano os alunos vão discutir 4 grandes temas – a água, a terra, o fogo e o ar – elaborando propostas para as principais questões ambientais ligadas a estes eixos.
Participaram também ministrando oficinas a Luana de Mello (Coletivo Jovem Paraná e REJUMA), Luciana Aranda Barrozo (Nativa Socioambiental), Maria Alice B. de Souza (NRE de Jacarezinho), Eleandro de Oliveira Silva (Colégio Agrícola - Cambará), Luciano Hypolito de Amorim (Colégio Agrícola - Cambará), Maria F. Rosa Cuz (Colégio Agrícola - Cambará), Maria Virginia Stefanuto (C.E. Durval Ramos Filho - Andirá/PR).
A Conferência Regional Infantojuvenil em Cambará acontece em parceria com o Núcleo de Educação de Jacarezinho, Instituto Ambiental do Paraná, Secretarias Municipais de Educação de Jacarezinho e Cambará, Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Mohamad Ali Hamzé e Projeto Sala Verde, do Ministério do Meio Ambiente.












Nenhum comentário: