26 de set. de 2006

Sala Verde Sertões da Bocaína

A Sala Verde Sertões da Bocaina foi inaugurada em novembro de 2005 na cidade de Arapei no estado de São Paulo.

Como parece ser comum nas cidades pequenas e mais distantes dos grandes centros urbanos, vige também em Arapeí uma certa desconfiança para com iniciativas oriundas “de fora” do município. Essa desconfiança, justificada em muitos casos, não deve ser confundida com falta de hospitalidade e refere-se mais a um sentimento humano bastante comum que está ligado ao fato de que são geralmente as pessoas ou comunidades locais que conhecem melhor seus próprios problemas. “Não será alguém “de fora” que virá nos dizer o que fazer...”

Sabedores dessa situação a equipe da Sala Verde Sertões da Bocaina optou por começar a trabalhar com a comunidade vizinha a sua sede, em especial com as crianças que residem na rua Ernani Graça. Curiosamente, a referida rua era conhecida como a “rua do bagaço”, apelido pejorativo que faz referência aos cidadãos e cidadãs menos favorecidos economicamente que nela residem e que se defrontam com problemas tão conhecidos do interior brasileiro: alcoolismo, violência doméstica, baixa qualidade de vida.

Essa abordagem conceitual para com as questões sociológicas tem fundamentação teórica e alguns de seus praticantes a denominam de PesquisAção. Essa metodologia propõe e propicia o engajamento dos pesquisadores com as comunidades envolvidas na busca de soluções para questões objetivas. A PesquisaAção (também conhecida por PAR-Participatory Action Research) é bastante desenvolvida e aplicada em países como a Australia, os EUA, a Inglaterra e o próprio Brasil, onde guarda semelhanças com a pedagogia do educador Paulo Freire.

Formalmente a proposta da Sala Verde foi bem recebida pelo município, tendo o prefeito e outras autoridades manifestado seu apoio ao projeto. Na prática cotidiana entretanto o apoio é mais difícil, face as exigências de trabalho que a todos assolam bem como devido a crônica falta de recursos financeiros existente em todos os municípios que compõem o “vale histórico” (os municípios de Bananal, Arapei, São Jose do Barreiro, Areias e Silveiras).

Apesar dessas dificuldades e contingências foi possível, nesse primeiro ano de funcionamento da Sala Verde Sertões da Bocaina, realizar uma série de atividades que tiveram por objetivo inserir a Sala Verde no cotidiano da cidade.

Um comentário:

Roberta Fonseca Winter. disse...

Muito legal a proposta. O projeto tem outro endereço de blog ou site?
Gostaríamos de manter contato através de nosso projeto em Bananal.