7 de mar. de 2007

INTERESSANTE

IBGE cria mapa-múndi online com dados globais
Quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007 - 16h58



O IBGE estreou o serviço Países@, um mapa-múndi online com imagens de satélite, mapas detalhados e dados oficiais.


O site apresenta o mapa-múndi em uma única tela e o usuário navega no serviço clicando em cada país individualmente. No primeiro clique, o serviço exibe dados demográficos, econômicos e sociais do país selecionado. Estão listados no mapa todas as 192 nações reconhecidas pela ONU. Todos os dados são de fontes oficiais.

O serviço possui ainda links para imagens do Google Maps e exibe fotografias de satélite. O Países@ é rico em informações e exibe dados detalhados fornecidos pela ONU a respeito de cada região. Entre eles estão informações sobre infra-estrutura de redes (telefonia e web) em cada país, indicadores sociais (Índice de Desenvolvimento Humano), étnicos, lingüísticos e culturais.

Uma das limitações do serviço é sua navegação. Uma vez selecionado um país, o usuário não consegue afastar o mapa para selecionar outra nação apenas arrastando o mouse (como ocorre em outros serviços de mapas). O usuário precisa digitar numa barra de navegação para qual país ou região deseja ir ou então clicar num botão de afastar.
Fonte: Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Nenhum comentário: