24 de mai. de 2007

Relatório de Atividades 2006 da Sala Verde do Instituto Baía de Guanabara



Instituto Baía de Guanabara

Centro de Educação Ambiental de Niterói

CEAN-IBG

Sala Verde

Relatório de Atividades

2006



Equipe


Dora Negreiros

Presidente

Adauri Souza

Superintendente

Débora de Oliveira Ferreira

Superintendente Adjunta

Declev Reynier Dib-Ferreira

Coordenador de Educação

Leonardo Camacho

Marcela Oliveira

Cláudio Lopes

Ricardo Flores

Estagiários de Educação Ambiental

Karla Silvares

Bibliotecária

Élcio Teodoro de Lima Neto

Estagiário de biblioteconomia


Apresentação


O Centro de Educação Ambiental do Instituto Baía de Guanabara (CEAN-IBG) participou este ano de uma série de atividades, tanto internas – nas dependências do próprio CEAN-IBG e do Jardim Botânico de Niterói – quanto externas, em outros espaços e instituições. Nestas ações foram apresentadas palestras, vídeos e diversos trabalhos, além do empréstimo da exposição itinerante “Nascentes da Guanabara”.

Além desta gama de atividades, houve a continuidade de suas atividades específicas, como vem fazendo nos últimos anos, especialmente com o projeto Visitas Orientadas e o recebimento de estudantes e pesquisadores na Biblioteca – Sala Verde.

Este relatório apresenta, então, as atividades realizadas pelo CEAN-IBG – Sala Verde, no ano de 2006, assim como as dificuldades apresentadas e outras informações relevantes.


Setor de Informação


Mesmo com a deficiência de computadores para realizar o trabalho (terminamos o ano com um somente), o novo site do IBG foi colocado no ar em 10 de março. Dividido em duas partes, uma institucional e a outra com informações da área de atuação do IBG, pode ser acessado por qualquer dos dois endereços: www.baiadeguanabara.org.br ou www.portalbaiadeguanabara.org.br

No dia 30 de julho, em festa comemorativa ao 13º aniversário do IBG foi lançado o novo Portal. O Centro de Informações funcionou precariamente no segundo semestre já que não havia recursos para a remuneração dos profissionais, nem computador dedicado ao trabalho. O atendimento ao público não deixou de ser feito pela Débora e pelos voluntários participantes dos programas do CEAN, enquanto todas as tarefas de catalogação e divulgação das referencias no Portal da Guanabara ficaram paralisadas.

Graças a um acordo feito com o Projeto Grael, a bibliotecária Carla Silvares continuou na equipe prestando serviços àquela instituição parceira, iniciando lá a organização da biblioteca que utilizará os mesmos software e sistemas de catalogação do IBG, o que permitirá que os acervos sejam “somados”. Já o estagiário de biblioteconomia Elcio Teodoro de Lima Neto precisou interromper a sua participação no segundo semestre por falta de recursos para remunerá-lo.


Utilização da Biblioteca – Sala Verde


A Biblioteca - Sala Verde, apesar dos problemas apontados acima, esteve aberta o ano inteiro para a visitação de estudantes dos diversos níveis de ensino e pesquisadores de diversas áreas.

O IBG está se consolidando, com suas ações, em um espaço de disseminação de informações ambientais, seja físico (através da Biblioteca – Sala Verde), seja virtual (através do site e do portal). Desta forma, além das 8 mil visitas que o portal recebe mensalmente, a Biblioteca – Sala Verde recebe também a visita de estudantes e pesquisadores.


Visitas Técnicas


O IBG recebeu este ano as seguintes visitas de outras instituições:


De 13 a 15 de fevereiro – Mangrove Action Project – Elaine Corets

Em 2 de junho – estudantes de direito da Pace University de Nova York, acompanhados da Prof. Ann Powers.

Em 4 de julho – TNS – The Natural Step – Melissa Sabbag Abla

Em 15 de agosto – Develloping Minds Foundation – Philippe Goudard

Em 28 de agosto – Carlos Ximenes – Presidente do Instituto Unibanco

Em 28 de setembro – Sara Vieira de Rede Marinho Costeira e Hídrica da AVINA


Parcerias do CEAN-IBG em Eventos e Atividades Diversas


Ação Global


O Evento, ocorrido em 12 de março, foi promovido pelo SESI e Rede Globo com parceria de várias instituições e empresas, com objetivo de contribuir para inclusão social, a construção da cidadania e o despertar do conceito de responsabilidade social. Cerca de 1000 pessoas visitaram o estande do CEAN-IBG, que participou realizando atividades lúdicas de educação ambiental e informando a população sobre assuntos relacionados à Baía de Guanabara e seu entorno.


Comemoração do dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da água


Evento ocorrido de 20 a 22 de março na sede da empresa Ampla. Foi direcionado aos 600 funcionários desta companhia. O CEAN-IBG participou com a exposição “Nascentes da Guanabara” e com a presença de monitores que ofereciam aos visitantes explicações sobre o tema.


Participação em Semana de Prevenção do Meio Ambiente


Organizada pelo IBG e o Comitê de Meio Ambiente da empresa Cam Brasil Multiserviços Ltda, a Semana ocorreu de 24 a 28 de abril de 2006. O CEAN-IBG realizou palestras, debates, teatro, projetou vídeo, além da exposição “Nascentes da Guanabara”, que ficou na empresa por uma semana para visitação dos cerca de 300 funcionários.


Comemoração do dia Mundial do Meio Ambiente


A exposição “Nascentes da Guanabara” ficou exposta, de 05 a 07 de junho, no Estaleiro Maúa Juronge para o evento em questão, com a participação de 600 funcionários.


Inauguração do Espaço Cultural do Parque das águas


O Parque das Águas, da empresa Águas de Niterói, foi aberto ao público no dia 8 de junho, dentro da semana do Meio ambiente promovida pela Prefeitura de Niterói. O IBG participou com a exposição “Nascentes da Guanabara”, de 08 a 19 de junho, com monitores de educação ambiental que deram informações aos visitantes do Parque sobre a exposição e sobre questões relacionadas à Baía de Guanabara. Visitaram a exposição cerca de 1000 pessoas.


Participação em Semana do Meio Ambiente


Ocorrida de 22 a 31 de agosto no SESC e com a participação de 3000 pessoas; o CEANIBG apresentou seus vídeos institucionais com complemento de palestras, história de fantoches, brincadeiras educativas, a exposição “Nascentes da Guanabara” e visita à estufa do SESC.


Dia do Comerciário


Comemoração no SESC no dia 16 de outubro. O CEAN-IBG apresentou história com fantoches para crianças.


Empréstimo da Maquete da Região Hidrográfica


A maquete foi utilizada para gravação do jornal do canal 36, da Net (Canal Fechado), no dia 31 de outubro, quando foi abordado o tema Baía de Guanabara.


Palestra


No dia 28 de novembro o CEAN-IBG promoveu uma palestra sobre aspectos

socioambientais da Baía de Guanabara no Colégio Estadual Manuel de Abreu para 200 alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos).


Uso do espaço em apoio a atividades educacionais


Apoio à Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME) na cessão do espaço para reuniões pedagógicas, ocorridas nos dias 22 de março e 24 de maio (encontros de formação continuada dos professores de Ciências); e dia 2 de maio (oficina “mão na massa” com o professor Bertrand, da França).


visitas orientadas¹


Neste projeto – permanente – escolas são convidadas a levarem turmas para participarem de uma visita ao CEAN-IBG e ao espaço do Jardim Botânico, quando assistem a vídeos, palestras, teatro de fantoches, participam de trilhas pelo espaço e de dinâmicas e brincadeiras de educação ambiental.

Foram 31 visitas este ano, abrangendo cerca de 1200 alunos e professores de cerca 18 escolas e instituições diversas. Os alunos participantes foram de todos os níveis de escolaridade: pré-escola, infantil, fundamental, médio, graduação e pós-graduação.



Conclusões e perspectivas futuras


A Biblioteca – Sala Verde será cada vez mais utilizada, pois as pessoas que passam a conhecê-la através da visita ao CEAN-IBG para participação em outras atividades, retornam para fazer suas pesquisas utilizando o acervo.

Este acervo, por sua vez, cresce constantemente, com contribuições pessoais de associados, aquisições próprias, doações de outras instituições e, além disso, a contribuição dos materiais advindos do projeto “Sala Verde”, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Pretendemos, ainda, somar ao acervo da biblioteca publicações que possam servir mais especificamente o ensino fundamental.

Além do mais, alguns livros e documentos podem ser emprestados, porém, outros, somente consultados no espaço do CEAN-IBG.

Por conta disso, o espaço físico do CEAN-IBG, Biblioteca e Sala Verde, incluindo o seu entorno, passará por uma remodelação visando tornar-se um espaço cada vez mais agradável, didático e apropriado para a sua prática primordial, que é a educação ambiental.

A Biblioteca irá se expandir para mais uma sala, na qual ficará o acervo correspondente ao material da Sala Verde, além de mesas para consultas.

Com isso, pretendemos dar continuidade e melhorar cada vez mais ao atendimento do nosso público.

Anexo 1


Resumo das Visitas nas Escolas




Instituto Baía de Guanabara

Alameda São Boaventura 770

24120-192 Niterói, RJ

tel/fax:(21)2625-0226 (21)2625-4311

ibg@baiadeguanabara.org.br

www.baiadeguanabara.org.br


Nenhum comentário: