8 de mai. de 2007

Sala Verde Pingos d´água


Iniciamos o nosso trabalho no dia 22 de Março, dia mundial da água, Com uma caminhada ecológica onde o 17ºRC MEC - FOCO - Fronteira Oeste Clube de Orientação, os grupos de alunos participaram de uma pista de orientação com diversas tarefas sobre educação ambiental, logo após o almoço José aparecido - gerente da Sanesul de nosso município, deu uma palestra sobre água.


Foram nossos parceiros: Corpo de Bombeiros, Ciabri, 17º RC MEC, FOCO, Prefeitura Municpal. Sindicato Rural. A tarde um outro grupo parceiro da sala verde realizou uma palestra na Escola Celq, escola particular sobre ÀGUA. Reportagens que foi destaque em um dos Jornais que é parceiro da sala verde - A gazeta. Dia 22 de março - Dia Mundial da àgiua - o mundo reflete os acontecimentos com os recursos hídricos, será verdade que água acabará? Temos que ter a plena certeza que, se não fizermos a nossa parte caminhamos para a problemática. A superfície da Terra é dominada, em 75% pelas águas. Os 25% restantes são terras emersas, ou seja, acima da água. Tamanha abundância de água cria condições essenciais para a vida e mantém o equilíbrio da natureza.

Somos hoje 6 bilhões de habitantes com um consumo médio diário de 40 litros de água por pessoa, bebendo, tomando banho, escovando os dentes, lavando as mãos. A cada minuto de chuveiro utilizamos 3 a 6 litros de água.

A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos. Preservar a água é preservar a vida. É necessário perceber o ambiente no qual se está inserido para que possamos aprender a protegê-lo e cuidá-lo da melhor forma. Assim a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da à abertura a III Ecobai com o tema Ecoturismo – Descobrindo as Belezas Naturais de Amambai. Sem desvincular a proteção ao Meio Ambiente a proposta da Ecobai é fazer com que a comunidade venha conhecer as belezas naturais do município para protegê-las, pois só podemos proteger o que já conhecemos.


A programação da Ecobai no ano de 2007 será voltada aos COM – VIDAS – Comissão de Qualidade de Vida nas Escolas. As comissões são formadas por pais, professores e alunos, com o objetivo de trabalhar com as questões ambientais na comunidade escolar.


Os COM-VIDAS desenvolverão projetos sobre o tema “Ecoturismo e Meio Ambiente”. Nesses projetos são previstos: a elaboração de gibis, documentários e materiais fotográficos, que estarão abordando as questões ocorrentes em nosso município e as descobertas de cenários naturais. Essa programação acontecerá em três etapas, onde no dia 31/05 serão entregues os gibis elaborados. No dia 31/07 será entregue o relatório de uma ação ecológica desenvolvida pelo COM-VIDA e no dia 10/08 a entrega do material fotográfico e do documentário.


No decorrer desse período serão desenvolvidas palestras e atividades a cerca do assunto. Será realizada uma expedição pelo córrego Panduí, com o objetivo de avaliar as condições ambientais e reconhecer possíveis pontos turísticos.


No dia 21/09 será o encerramento da Ecobai com exposição dos trabalhos realizados pelos COM-VIDAS, palestras e apresentações culturais, posteriormente estaremos divulgando maiores detalhes.



Nenhum comentário: