19 de jul. de 2007

A Bela Cidade de Paulo Afonso

Paulo Afonso apresenta características e belezas naturais que podem propiciar o desenvolvimento do Turismo de Aventura na região.Atualmente, a reserva ecológica do Raso da Catarina, o Cânion do São Francisco, as usinas hidrelétricas e a ponte metálica são os locais que têm atraído os turistas e que também têm propiciado a prática do Turismo de Aventura.
A reserva ecológica do Raso da Catarina é considerada a maior reserva de caatinga do mundo.
Além de ser área de preservação da Ararinha Azul,animal ameaçado de extinção.

Em 3 de outubro de 1725 o sertanista Paulo de Viveiros Afonso recebe uma sesmaria nas terras da província de Pernambuco cujo limite é exatamente as quedas d´água. Estendendo seus limites para além da cachoeira, Paulo Viveiros Afonso teria criado, já em terras baianas, o arraial que ficou conhecido como Tapera de Paulo Afonso. Somente a partir desta data encontram-se registros com o nome de Cachoeira de Paulo Afonso as quedas que estão no limite dos Estados da Bahia e de Alagoas.


"Paulo Afonso não é somente uma fábrica de energia elétrica para o Nordeste do Brasil, mas também um núcleo de civilização no seu sentido mais largo, a levantar o nível de cultura, de saúde, de instrução dos sertanejos que defendem o seu lugar ao sol, às margens do São Francisco".

Nenhum comentário: