19 de jul. de 2007

Projeto “Água nossa de todos os dias”

Na região de Itapeva/SP, foi lançado em março passado a 5ª. Edição do Projeto “Água nossa de todos os dias”, que será encerrada no dia 07 de dezembro com grande festa na Sala Verde, em Itapeva. Lá, os vencedores receberão o Campeão Geral: Troféu do Prêmio, 1º lugar: Escola recebe um Troféu, o aluno (a) e o professor (a) diploma de 1º colocado e medalha de ouro, 2º lugar: Aluno diploma de 2º colocado e medalha de prata, 3º lugar: Aluno (a) diploma de 3º colocado e medalha de bronze, nas categorias (A) Pré Escolas, Categoria (B) de 1ª a 2ª séries, Categoria (C) de 3ª a 4ª séries, Categoria (D) de 5ª a 6ª séries, Categoria (E) de 7ª a 8ª séries, Categoria (F) Ensino médio.
Realizada pela Ong Planeta Terra, com parcerias da Sabesp, Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, a ação envolve nada menos que 15 cidades e aproximadamente 60.000 alunos e centenas de professores de 130 instituições - da rede particular, municipais e estaduais.
Durante nove meses, as escolas participantes do projeto desenvolverão projetos com o tema “Efeito Estufa - Aquecimento Global", os trabalhos serão nas seguintes modalidades: redação, desenho, poesia, gibi; música; fotografia, cartaz, documentário, ação ecológica, dança e teatro. O objetivo é trabalhar esse enfoque nas salas de aula, na casa, envolvendo o corpo discente e docente, todos os alunos devem participar e poderão envolver seus familiares, parentes e amigos.
Os trabalhos ganhadores estão disponíveis no site da Fundação Planeta Terra http://www.planetaterra.org.br/
“O melhor dessa iniciativa é que ela não se esgota na entrega dos prêmios”, disse o secretário do Meio Ambiente de Itapeva, Paulo Saponga. “Seus efeitos em termos de conscientização são duradouros e sólidos”, completa.
Isso reforça aquela máxima, “os melhores perfumes estão nos pequenos frascos”. Uma Ong pequena, desconhecida nacionalmente, localizada no interior de São Paulo, em uma cidade de aproximadamente 90.000 habitantes, realiza eventos de grande porte, sempre com dificuldades, pois nunca conseguem recursos e quando conseguem é somente para premiação, seus organizadores e palestrantes são voluntários.

Nenhum comentário: