No dia 03 de Julho de 2007, pela manhã aconteceu nas dependências da sede da Asmunsar (Associação do Servidores Públicos de Nova Santa Rosa), a assinatura do Pacto das Águas da Sanga Xerê e Colibri juntamente com os agricultores, autoridades municipais secretários, vereadores, linha ecológica e FEA, recepcionaram o diretor de coordenação da Itaipu Binacional Nelton Friedrich e equipe, onde aconteceu a assinatura do convênio do Pacto das Águas, através do programa Cultivando Água Boa.
A abertura da solenidade ficou a cargo da Banda Municipal e da coreografia apresentada pelas alunas da Escola Municipal Getúlio Vargas e do Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra, relacionada à música “Planeta Água” de Chitãozinho e Xororó sob a coordenação das educadoras ambientais do município Nelci Vinciguerra Schmidt e Roselâine Lovatto Stubbe.
No decorrer da programação, além de realizada a leitura da “Mística da Carta da Terra”, foi apresentada a “Carta do Pacto das Águas” - contendo os problemas, anseios e perspectivas - mencionados pelos moradores das sangas Xerê e Colibri, durante a realização de oficinas e também foram apresentado as ações o resultados das ações desenvolvidas na Sanga Guabiroba, anteriormente trabalhada pelo Projeto Cultivando água Boa. Apresentadas as propostas, o relatório foi assinado pelo prefeito Norberto Pinz, o diretor de coordenação da Itaipu Binacional Nelton Friedrich e comunidade presente.
O ato contou, ainda, com a entrega de dois distribuidores de dejeto liquido, uma caixa d’água e 700 metros de tubos destinados à ligação de água.
Sanga Guabiroba: Realizada a assinatura do Pacto das Águas, foi celebrada a conclusão dos trabalhos na sanga Guabiroba com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na bacia e a entrega simbólica dos Projetos de Controle Ambiental(PCA).
Outra ação beneficiou os agentes ambientais (catadores) que participam do programa Coleta Solidária, através da entrega de sete carrinhos e sete kits de uniforme.
Sala Verde: Neste mesmo dia aconteceu a inauguração da Sala Verde, nas dependências da Rodoviária Municipal para realizarem a inauguração da Sala Verde. O espaço dispõe de uma monitora para orientação, cinco computadores e um acervo de 70 livros disponíveis para a consulta de temas relacionados ao meio ambiente. A sala destinada a toda comunidade, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional Linha Ecológica, FEA e Ministério do Meio Ambiente. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A Sala Verde de Nova Santa Rosa tem o nome de Sala Verde “Jóia do Oeste”. O e-mail para contato é: salaverde@nsrnnet.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário