18 de jul. de 2007

Relatório das Atividades de Educação Ambiental no Município de Nova Santa Rosa


No dia 03 de Julho de 2007, pela manhã aconteceu nas dependências da sede da Asmunsar (Associação do Servidores Públicos de Nova Santa Rosa), a assinatura do Pacto das Águas da Sanga Xerê e Colibri juntamente com os agricultores, autoridades municipais secretários, vereadores, linha ecológica e FEA, recepcionaram o diretor de coordenação da Itaipu Binacional Nelton Friedrich e equipe, onde aconteceu a assinatura do convênio do Pacto das Águas, através do programa Cultivando Água Boa.

A abertura da solenidade ficou a cargo da Banda Municipal e da coreografia apresentada pelas alunas da Escola Municipal Getúlio Vargas e do Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra, relacionada à música “Planeta Água” de Chitãozinho e Xororó sob a coordenação das educadoras ambientais do município Nelci Vinciguerra Schmidt e Roselâine Lovatto Stubbe.

No decorrer da programação, além de realizada a leitura da “Mística da Carta da Terra”, foi apresentada a “Carta do Pacto das Águas” - contendo os problemas, anseios e perspectivas - mencionados pelos moradores das sangas Xerê e Colibri, durante a realização de oficinas e também foram apresentado as ações o resultados das ações desenvolvidas na Sanga Guabiroba, anteriormente trabalhada pelo Projeto Cultivando água Boa. Apresentadas as propostas, o relatório foi assinado pelo prefeito Norberto Pinz, o diretor de coordenação da Itaipu Binacional Nelton Friedrich e comunidade presente.

O ato contou, ainda, com a entrega de dois distribuidores de dejeto liquido, uma caixa d’água e 700 metros de tubos destinados à ligação de água.

Sanga Guabiroba: Realizada a assinatura do Pacto das Águas, foi celebrada a conclusão dos trabalhos na sanga Guabiroba com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na bacia e a entrega simbólica dos Projetos de Controle Ambiental(PCA).

Outra ação beneficiou os agentes ambientais (catadores) que participam do programa Coleta Solidária, através da entrega de sete carrinhos e sete kits de uniforme.

Sala Verde: Neste mesmo dia aconteceu a inauguração da Sala Verde, nas dependências da Rodoviária Municipal para realizarem a inauguração da Sala Verde. O espaço dispõe de uma monitora para orientação, cinco computadores e um acervo de 70 livros disponíveis para a consulta de temas relacionados ao meio ambiente. A sala destinada a toda comunidade, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional Linha Ecológica, FEA e Ministério do Meio Ambiente. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Sala Verde de Nova Santa Rosa tem o nome de Sala Verde “Jóia do Oeste”. O e-mail para contato é: salaverde@nsrnnet.com.br.

Nenhum comentário: