30 de ago. de 2007

Aconteceu no dia 22 de agosto a formatura da 1ª Turma do Curso de Agentes Ambientais da ACAMTC - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de


Aconteceu no dia 22 de agosto a formatura da 1ª Turma do Curso de Agentes Ambientais da ACAMTC - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Três Corações. O curso foi Ministrado pela professora Simone Catarina Silva da Sala Verde e aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Três Corações. O curso foi uma realização da ACITC, Sala Verde que tem parcerias da Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Saúde, contando ainda com apoio do Rotary Club, Foto Gibene, Banco do Brasil, Joreal, Zanatta e Sebrae. A ACAMTC está em fase de registro em cartório e muito em breve estes associados poderão até conseguir um local para organizarem suas atividades com materiais recicláveis, conforme informou o Vice-Prefeito Chiba, que esteve presente no evento.

Estiveram presentes ainda, o Presidente da Câmara - Antônio Roberto Pulga Vilela, o presidente da ACIT- Paulo Henrique Gonçalves Pereira e o Secretário Municipal de Saúde - Jorge Vítor da Costa que juntamente com o vice prefeito fizeram a entrega dos certificados aos agentes ambientais.

Inicialmente os formandos receberam um certificado de Agentes Ambientais pelo curso de 40 horas com noções de meio ambiente, valorização do trabalho de reciclagem, saúde e segurança do trabalho, ciclo de vida dos materiais entre outros assuntos importantes para a profissão.

Receberam ainda uma carteirinha da ACAMTC e um colete verde que será inicialmente o uniforme de trabalho.

Eles aprenderam durante o curso a orientarem nos locais em que coletam o lixo, o tipo de material que irão recolher e irão futuramente entregar um panfleto marcando o dia do recolhimento do material, diferente do dia de coleta de lixo comum, para evitar a sujeira deixada nas portas das residências quando este lixo é misturado e é aberto por eles nos pontos de coleta.

Este trabalho é muito importante e depende da ajuda de toda população, que deve separar os resíduos dos lixos recicláveis, facilitando o trabalho e preservando a saúde dos catadores, gerando renda para eles, preservando o meio ambiente e aumentando a vida útil de nosso aterro sanitário.

O planeta é a nossa moradia e cuidar dele é responsabilidade de todos nós.


Nenhum comentário: