29 de nov. de 2007

V Concurso - “água nossa de todos os dias”

v concurso

“água nossa de todos os dias”

” EFEITO ESTUFA – AQUECIMENTO GLOBAL”.

edição 2007

atividades:

Os alunos da sua escola tem conhecimento do problema que pode ocasionar com o aquecimento do Planeta Terra? Até que ponto essa preocupação se reflete no meio familiar? Sua escola tem realizado palestra, pesquisas e estudos sobre o tema efeito estufa? Sua escola vem participando de projetos que tem como tema o aquecimento da terra?

Importante não apenas as ONGs, empresas, estabelecimentos de ensino versar sobre o efeito estufa, temos que compartilhar com todos, pois sabemos que se continuar com essa emissão de gases na atmosfera, as projeções são de aumento de temperatura para o ano de 2100 de 1,0 a 3,5 °C, e do nível do mar de 20 a 86 cm.

Ter consciência que o efeito estufa está aumentando muito rapidamente neste último século, pois está havendo uma alta emissão de gás carbônico para a atmosfera, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis (carvão, gasolina, diesel), às queimadas das florestas e as derrubadas de árvores. Neste último século, a temperatura do nosso planeta aumentou em média 0,7°C. Pode parecer pouco, mas esse aumento já foi suficiente para abalar o clima do planeta. Além do aumento da temperatura global também foi registrado que o nível do mar global subiu de 1,6 a 3,9 cm, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo com qualidade e buscar condições para não emitir gases em grandes quantidades na atmosfera, esses são os desafios que pretendemos alcançar com o lançamento do V concurso “água nossa de todos os dias”. Para isso, a fundação planeta terra, Sabesp, câmara municipal e prefeitura municipal de Itapeva, em parceria com as prefeituras municipais, anunciam a quinta Edição do “água nossa de todos os dias” efeito estufa aquecimento global.; destinado a conscientizar a comunidade estudantil, os seus familiares sobre a importância vital de se praticar ações que visem a preservação da vida no planeta. Os vencedores de cada etapa receberão Prêmios e Diplomas.

regulamento

quem pode participar:

Poderão participar do concurso escolas públicas e particulares de ensino dos Municípios convidados que desenvolvam em 2007 projetos sobre o tema “efeito estufa – aquecimento global” de forma multidisciplinar.

o concurso será dividido em quatro categorias:

1. Categoria (A) Pré Escolas

2. Categoria (B) de 1ª a 2ª séries;

3. Categoria (C) de 3ª a 4ª séries;

4. Categoria (D) de 5ª a 6ª séries;

5. Categoria (E) de 7ª a 8ª séries;

6. Categoria (F) Ensino médio.

período da realização do concurso:

1. Lançamento: 22/03/2007 as 13h00min, na Câmara Municipal (Itapeva).

2. Final premiação: 03/12/2007, as 13h00min, na Câmara Municipal de Itapeva.

MODALIDADES

  1. Cada escola devera apresentar no máximo 01 gibizinho por categoria, todos os alunos devem participar e poderão envolver seus familiares, parentes e amigos. A professora da classe selecionará 01 gibizinho de cada categoria e enviará a direção da escola e esta dentre todas as selecionadas, escolherá 01 por categoria e enviara a Secretaria ou Departamento da Educação de sua cidade e o município por sua vez escolhera um vencedor de cada categoria e enviara para a grande final, onde os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por representantes: das Prefeituras envolvidas e por personalidades de destaque na área ambiental esta por sua vez escolhera o primeiro, o segundo e o terceiro colocado de cada categoria.
  2. Cada escola devera apresentar no máximo 01 redação de cada categoria, todos os alunos devem participar e poderão envolver seus familiares, parentes e amigos. A professora da classe selecionará 01 redação de cada categoria e enviará a direção da escola e esta dentre todas as selecionadas, escolherá 01 por categoria e enviara a Secretaria ou Departamento da Educação de sua cidade e o município por sua vez escolhera um vencedor de cada categoria e enviara para a grande final, onde os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por representantes: das Prefeituras envolvidas e por personalidades de destaque na área ambiental esta por sua vez escolhera o primeiro, o segundo e o terceiro colocado de cada categoria.
  3. Cada escola devera apresentar no máximo 01 poesia de cada categoria, todos os alunos devem participar e poderão envolver seus familiares, parentes e amigos. A professora da classe selecionará 01 poesia de cada categoria e enviará a direção da escola e esta dentre todas as selecionadas, escolherá 01 por categoria e enviara a Secretaria ou Departamento da Educação de sua cidade e o município por sua vez escolhera um vencedor de cada categoria e enviara para a grande final, onde os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por representantes: das Prefeituras envolvidas e por personalidades de destaque na área ambiental esta por sua vez escolhera o primeiro, o segundo e o terceiro colocado de cada categoria.
  4. Cada escola devera apresentar no máximo 01 desenho de cada categoria, todos os alunos devem participar e poderão envolver seus familiares, parentes e amigos. A professora da classe selecionará 01 desenho de cada categoria e enviará a direção da escola e esta dentre todas as selecionadas, escolherá 01 por categoria e enviara a Secretaria ou Departamento da Educação de sua cidade e o município por sua vez escolhera um vencedor de cada categoria e enviara para a grande final, onde os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por representantes: das Prefeituras envolvidas e por personalidades de destaque na área ambiental esta por sua vez escolhera o primeiro, o segundo e o terceiro colocado de cada categoria.
  5. Cada escola devera apresentar no máximo 01 cartaz de cada categoria, todos os alunos devem participar e poderão envolver seus familiares, parentes e amigos. A professora da classe selecionará 01 cartaz de cada categoria e enviará a direção da escola e esta dentre todas as selecionadas, escolherá 01 por categoria e enviara a Secretaria ou Departamento da Educação de sua cidade e o município por sua vez escolhera um vencedor de cada categoria e enviara para a grande final, onde os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por representantes: das Prefeituras envolvidas e por personalidades de destaque na área ambiental esta por sua vez escolhera o primeiro, o segundo e o terceiro colocado de cada categoria.
  6. Cada escola deverá apresentar uma musica inédita (tempo de duração de 05 minutos no máximo), sobre o tema (a escola a seu critério poderá realizar quantas musicas achar necessário e no próprio estabelecimento de ensino escolher um de cada categoria que irá representá-la na grande final). As musicas poderão ser interpretadas individualmente ou por grupos musicais e deverão ser gravadas em CD.
  7. Cada escola deverá realizar uma ação ecológica e fotografar a ação, bem como relatar o que foi realizado, e enviar o relatório e no máximo cinco fotos da ação. Onde os relatórios e as fotos serão avaliados por uma comissão composta por representantes: das Prefeituras envolvidas e por personalidades de destaque na área ambiental esta por sua vez escolhera o primeiro, o segundo e o terceiro colocado de cada categoria.
  8. Cada escola deverá fotografar qualquer local. Seja foto que denuncie os descasos para com o meio ambiente ou foto que mostre as belezas naturais do planeta Terra e enviar as 03 três melhores fotos de cada categoria. As fotos serão avaliadas por uma comissão composta por representantes: das Prefeituras envolvidas e por personalidades de destaque na área ambiental esta por sua vez escolhera o primeiro, o segundo e o terceiro colocado de cada categoria.
  9. Cada escola deverá fazer um documentário sobre o tema. Seja que denuncie os descasos ou que mostre o que o efeito estufa pode fazer com a Terra e enviar o melhor documentário para a organização em fita ou DVD. Os documentários serão avaliados por uma comissão composta por representantes: das Prefeituras envolvidas e por personalidades de destaque na área ambiental esta por sua vez escolhera o primeiro, o segundo e o terceiro colocado de cada categoria. (o documentário depois de editado devera ter no máximo 10 minutos)
  10. Cada escola deverá apresentar um coral (tempo de duração de 07 minutos), sobre o tema (a escola a seu critério poderá realizar quantos corais achar necessário e no próprio estabelecimento de ensino escolher um de cada categoria que irá representá-la na grande final).
  11. Cada escola deverá apresentar um grupo de dança (tempo de duração de 07 minutos), sobre o tema (a escola a seu critério poderá realizar quantos grupos achar necessário e no próprio estabelecimento de ensino escolher um de cada categoria que irá representá-la na grande final).
  12. Cada escola deverá apresentar uma peça teatral (tempo de duração de 10 minutos), dramatizando o que pode ocorrer se acaso o planeta esquentar demais (A escola a seu critério poderá realizar quantos grupos de teatros acharem necessários e no próprio estabelecimento de ensino escolher um de cada categoria que irá representá-la na grande final

Obs. Não é obrigatória à participação em todas as modalidades.

número de participante:

Na modalidade confecção de gibi, a participação poderá ser individual ou em grupo de até três alunos.

Na modalidade de redação, desenho e poesia, a participação será individual;
Na modalidade de cartaz, a participação será individual ou em grupo de até 03 alunos.

Na modalidade de musica no máximo de dez participantes;
Na modalidade de fotografia da ação a escola será premiada e o professor (a);

Na modalidade de fotografia do meio ambiente, a participação será individual ou em grupo de até 03 alunos.

Na modalidade de documentário, a participação devera em grupo de até 03 alunos.

Na modalidade de coral a participação pode ser em grupo de no máximo dez participantes.
Na modalidade de dança a participação pode ser em grupo de no máximo dez participantes.

Na modalidade de teatro a participação pode ser em grupo de no máximo dez participantes.

critério de desempate:

Em caso de empate entre duas ou mais escolas a comissão julgadora levará em conta um número maior de categorias inscritas no Concurso.

Se persistir o empate se será levado em consideração à escola que envolver o maior número de modalidades, no concurso.

Se persistir o empate se será levado em consideração à escola que envolver o maior número de alunos, no concurso.

Se persistir o empate se será levado em consideração à escola que envolver o maior número de familiares, no concurso.

Se persistir o empate será realizado um sorteio.

objetivo:


O concurso visa alertar escola e comunidade, sobre as causas do efeito estufa em nosso planeta.
Que se não conscientizarmos nossa população em breve estaremos sofrendo as conseqüências do aquecimento global.

premiação:


Às escolas classificadas nos três primeiros lugares, segundos critérios de avaliação, serão oferecidos os seguintes prêmios:

Campeão Geral: Troféu do Prêmio “água nossa de todos os dias” - ”efeito estufa – aquecimento global”

1º lugar: Escola recebe um Troféu, o aluno (a) e o professor (a) diploma de 1º colocado e medalha de ouro. *

2º lugar: Aluno diploma de 2º colocado e medalha de prata. *

3º lugar: Aluno (a) diploma de 3º colocado e medalha de bronze. *

o lançamento do CONCURSO:


Dia: 22/03/2007
Horário: a partir das 13h00min.
Local: Câmara Municipal (Itapeva)
Prazo de inscrição: de 03 / 04/de 2007.


cerimonial de premiação:

Dia: 07/12/2007
Horário: 13h00min
Local: ­Câmara Municipal de Itapeva

como participar:

· Responsabilidade das escolas:

·Do material que será entregue no mês de dezembro deverão constar:

1) Título do trabalho e resumo da atividade realizada (máximo de 15 linhas).
2) Detalhes do trabalho. Indicar os seguintes dados (em até três páginas):

  • Quais foram os objetivos do trabalho;
  • A que público ele se destinou;
  • Quais foram às atividades realizadas;
  • Quais foram às disciplinas envolvidas;
  • Quais pesquisas foram realizadas;
  • Quantas foram às pessoas envolvidas na escola;
  • Qual foi a participação dos funcionários, de familiares ou de outros setores da comunidade;
  • Quais foram os resultados obtidos;
  • Que metas foram atingidas;
  • Qual o potencial de continuidade do projeto.

3) Materiais suplementares, como fotos, registros, tabulações de pesquisa, gráficos etc.
4) Dados sobre a escola: descrição da área de localização da escola (proximidade de rio, lixão, esgoto a céu aberto, áreas verdes, bibliotecas, centros culturais e classe social predominante dos alunos), carga horária/turnos, se é pública ou particular (15 linhas).
5) Nome completo dos integrantes da equipe técnica envolvida e sua função na escola e/ou na comunidade.
6) Nome do responsável pela realização do projeto, com telefone e endereço para contato.
7) Ficha devera ser preenchida e assinada.

Os trabalhos deverão ser enviados ao endereço abaixo.

fundação planeta terra
rua minas gerais, 173
vila nossa senhora de fátima

cep 18409-100

itapeva/sp/brasil

telefone 3524 2974

ou na secretaria municipal da educação da sua cidade

Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail ou fax. O material enviado não será devolvido, independentemente do resultado do concurso.

É proibida a participação de indivíduos ou empresas envolvidas com a organização e promoção do concurso.

Obs. Esse material será colocado no relatório final que será confeccionado em 2008.

critérios e procedimentos para avaliação dos trabalhos:

A avaliação dos trabalhos será feita por uma comissão composta por representantes: das secretarias municipais da educação das cidades envolvidas e por personalidades de destaque na área ambiental ou na comunidade em geral. Além disso, serão avaliadas a criatividade, a abrangência do trabalho na escola e na comunidade e sua possível continuidade.

Não serão aceitos materiais ou informações adicionais após o término dos prazos, com exceção daqueles solicitados diretamente pela comissão organizadora.

A inscrição dará automaticamente o direito à fundação planeta terra, sabesp, câmara municipal e prefeitura de itapeva, diretorias regionais de ensino, secretarias municipais da educação, câmaras municipais e prefeituras municipais de divulgar amplamente, por qualquer meio de comunicação, sem restrição de espécie alguma, nome das escolas, nome dos participantes, conteúdo dos trabalhos, incluindo o direito da utilização, sem nenhum ônus, do material enviado, tais como fotos, audiovisuais, entre outros.

entrega dos prêmios::

O anúncio das escolas vencedoras será feito no mês de dezembro/ de 2006, por carta e divulgação nos meios de comunicação. Na ocasião, a data da cerimônia de premiação 07/12/2006. Os prêmios oferecidos serão de propriedade das escolas vencedoras.

Haverá um troféu de pose transitória ao campeão geral, que ficara de posse definitiva após 03 vitórias consecutivas ou 05 alternadas.


sites que podem ser úteis para pesquisas sobre a água

www.planetaterra.org.br
www.sabesp.com.br

www.usp.br

Itapeva/ fevereiro de 2007.

comissão organizadora

Obs.municípios convidados

1. ITAPIRAPUÃ PAULISTA

2. NOVA CAMPINA

3. RIBEIRÃO GRANDE

4. BURI

5. CAPÃO BONITO

6. RIVERSUL

7. GUAPIARA

8. ITAÓCA

9. RIBEIRA

10. CAMPINA DO MONTE ALEGRE

11. TAQUARIVAÍ

12. ITAPORANGA

13. BARÃO DE ANTONINA

14. ITAÍ

15. BARRA DO CHAPÉU

16. ITABERÁ

17. ITAPEVA

18. APIAÍ

19. BOM SUC.DE ITARARÉ

20. ITARARÉ

21. CORONEL MACEDO

22. IPORANGA

23. RIBEIRÃO BRANCO

24. ANGATUBA

25. BARRA DO TURVO

26. ARANDU

27. TEJUPÁ

28. ITAPETININGA

29. PARANAPANEMA

30. PIRAJÚ

31. FARTURA

32. TAGUAI

33. SARUTAIÁ

34. TAQUARITUBA

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