26 de dez. de 2007

Sala Verde, Fundação Planeta Terra e Sabesp



Cidade de Ribeirão Branco/SP (Bairro Ferreira dos Matos)



Os alunos e as professoras encerraram o ano letivo com uma grande festa no Bairro Ferreira dos Matos...



Com o objetivo de sensibilizar os pais das crianças para a preservação do meio ambiente e também para que as mesmas participem ativamente na vida educacional dos seus filhos, as escolas vinculadas Ferreira dos Matos, Anacleto e Motas em parceria com a Fundação Planeta Terra e Sabesp e com apoio da prefeitura municipal de Ribeirão Grande, transformaram o centro comunitário da comunidade em uma grande sala de aula ambiental. O evento aconteceu no dia 17/12 as 15h00min, e contou com a participação de professores, convidados, alunos, familiares e pessoas da comunidade.



As crianças interagiram participando com peças teatrais, coral e canto, e com a ajuda das professoras identificaram com mais precisão, a importância de se preservar o meio ambiente. Em um grande espetáculo as peças encenadas, o cântico e a dança fluíram com muita descontração despertando o orgulho dos familiares que la estava.



A mesa principal foi composta pela prefeita Eliana dos Santos Silva, pelo secretario da educação de Ribeirão Grande, Rubens de Lima, pela diretora da escola estadual Ferreira dos Matos, Claudia Marieta batista da Silveira, pela diretora da escola municipal Ferreira dos Matos, Jane Cristina Mendes de Carvalho, pela coordenadora de ensino fundamental Roseli Aparecida de Lima, pelo representante da Sabesp, Alcides Sonvesso e pela representante da Fundação Planeta Terra, professora Elisabete Aparecida Pereira de Oliveira.



Para a prefeita Eliana dos Santos Silva, essa metodologia desperta nos alunos um maior interesse pela preservação da água. Também falou aos alunos o que devemos fazer para a preservação do meio ambiente, que hábitos devem ser mudados para diminuir o impacto ambiental causado pela degradação da natureza. Considerando que o homem é parte integrante e principal elemento atuante desse organismo, pela sua ação se transforma no ser vivo mais perigoso para a manutenção da vida na Terra. Por isso, é importante que se conscientize da necessidade de mudar seu comportamento sob pena de decretar seu desaparecimento que pode não estar num futuro muito distante, encerrou sua fala parabenizando a Fundação Planeta Terra e a Sabesp pela iniciativa.



De acordo com o representante da Fundação Planeta Terra, Paulo Saponga, os principais pontos trabalhados foram: a preservação da natureza, preservação da água e a busca por uma alternativa de desenvolvimento sustentável. Em suas explanações, o aproveitou para agradecer o apoio dado pela Sabesp, e em seguida parabenizou os estudantes pela dedicação e pela brilhante participação.



O representante da Sabesp, Alcides Sonvesso, ressaltou que essa atividade teve por objetivo chamar a atenção da comunidade escolar para a importância da preservação e dos cuidados com o meio ambiente, fica bem demonstrado e é incontestável que sem as florestas a manutenção dos recursos hídricos para abastecimento das cidades, onde vive a maioria da população, é impossível. O desmatamento incontrolado e insano está causando a desertificação e levará fatalmente ao desabastecimento de água e à formação de solo improdutivo para a produção de alimentos.



Os alunos, a professoras e as escolas receberam das mãos das autoridades presentes no evento as medalhas, certificados e troféus, ganho no V Concurso Água nossa de todos os dias, assumindo um compromisso de cuidar da natureza, o prêmio foi fruto de um ano de intensos trabalhos de toda equipe da Secretaria da Educação de Ribeirão Grande, cumprindo a determinação da prefeita Eliana de tratar o meio ambiente com prioridade absoluta.



A EMEF Ferreira dos Matos está passando por uma grande reforma, a previsão de entrega desta unidade de ensino totalmente diferente está prevista para o inicio do ano com uma grande festa com a presença da prefeita, Eliana e demais autoridades.

EMETEF “BAIRRO DOS MOTAS”

POESIA CATEGORIA "B"
1º COLOCADO - 1TROFEU – 2 MEDALHAS DE OURO – 2 CERTIFICADOS
PROFESSORA: FÁTIMA RODRIGUES DA SILVA
ALUNO: GABRIEL MENDONÇA

ESCOLA: E.M.E.F.(R) BAIRRO ANACLETOS

MODALIDADE REDAÇÃO CATEGORIA "C"
1º COLOCADO – 1 TROFEU – 2 MEDALHA DE OURO – 2 CERTIFICADOS
PROF. LUCIETE HELENA DE QUEIROZ
ALUNO: ERIC FERREIRA DE LIMA

E.M.E.F. CAPOEIRA ALTA

DESENHO CATEGORIA "A"
3 º COLOCADO - 1MEDALHA BRONZE – 1CERTIFICADO
ALUNO: JORGE MULLER DOS SANTOS

CARTAZ CATEGORIA "B"
2º COLOCADO – 3 MEDALHAS DE PRATA – 3 CERTIFICADOS
ALUNOS: SUELEN FRANCINE SILVA
CARLA ISABELLA MENDES DE ANDRADE
FERNANDA DE ANDRADE SILVA

ESCOLA: E.M.E. F(R) BAIRRO FERREIRA DOS MATOS

MODALIDADE REDAÇÃO CATEGORIA "B"
3º COLOCADO – 1 MEDALHA DE BRONZE – 1CERTIFICADO
ALUNO: DAIANE JAQUELINE DE ALMEIDA FERREIRA

CARTAZ CATEGORIA "C"
2º COLOCADO – 3 MEDALHAS DE PRATA – 3 CERTIFICADOS
ALUNOS: JOÃO MARCELO FERREIRA
JOHNY DE SOUZA CARDOSO
LUCAS ALTIERI DOS SANTOS PONTES

CARTAZ CATEGORIA "B"
1º COLOCADO – 1 TROFÉU – 4 MEDALHAS DE OURO – 4 CERTIFICADOS
ALUNOS: JOANA MARTINS ARAUJO
PRISCILA CELESTE DE OLIVEIRA LIMA
GUSTAVO GABRIEL ONOFRE DE QUEIROZ
PROFESSORA: ADRIANA MARIA DE QUEIROZ



Nenhum comentário: