11 de abr. de 2008

Fórum Ambiental do Campo de Polvo

Eis um programa de Educação Ambiental que participei como aluno, apesar de não ser morador da ilha da Conceição. Fui como membro do Núcleo de Educação Ambiental da Fundação Municipal de Educação de Niterói, que apoiou o programa na cidade.

É baseado na produção de um documentário pelos participantes, onde criamos desde o roteiro até a edição final, passando pela pesquisa, filmagem, entrevistas, etc.

Foi gratificante e agora teremos a exposição do resultado, com a apresentação em praça pública dos curtas, seguida de debates.

Quem estiver por Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, aproveite.

Abraços a todes,

Declev Reynier Dib-Ferreira

Vida inteligente na internet:
http://diariodoprofessor.com
http://hebdomadario.com

Este é o release do evento...


Lançamento de filmes e debate público serão principais destaques

A população da Ilha da Conceição, em Niterói, vai poder conferir o lançamento de três documentários durante o Fórum Ambiental do Campo de Polvo, evento que acontecerá no próximo dia 12 de abril, na Quadra do Luzitano.

Os filmes de curta-metragem foram totalmente roteirizados e filmados por moradores da Ilha durante a Oficina de Cinema Ambiental Humano Mar, que aconteceu no segundo semestre do ano passado. Os documentários retratam temas ambientais e sociais e mostram olhares diferenciados sobre a realidade da região.

A Oficina foi implementada pela Abaeté Estudos Socioambientais, produtora formada por antropólogos e cineastas, e faz parte do Programa de Educação Ambiental da Devon Energy do Brasil, empresa que começou a produzir petróleo a partir de julho de 2007 através da plataforma Polvo A, a 98km de Búzios.

A Ilha da Conceição faz parte da área de influência do empreendimento por ser usada como base para os barcos de apoio da plataforma.

Já o uso do audiovisual como ferramenta de diagnóstico participativo nas questões ambientais se confirmou como uma estratégia que deu certo. Dos três filmes produzidos, todos surgiram de propostas trazidas pelos próprios alunos a partir de suas vivências como moradores.

Dos filmes, Procura-se mostra o impacto do crescimento da Ilha da Conceição a partir da busca pela praia que não existe mais, enquanto Além do Que se Vê revela atitudes que podem fazer diferença na preservação ambiental. Já Quem Foi que Disse que no Mar Não tem Peixe? mostra um pouco da rotina dos pescadores da Ilha e do impacto da poluição em suas atividades.

Após a exibição de cada filme, haverá um debate aberto, filmado ao vivo pelos próprios alunos da oficina, onde cada pessoa poderá expressar suas opiniões sobre os assuntos levantados. Todo esse material fará parte de uma Agenda Ambiental Audiovisual, documento que catalogará as sugestões e contribuições surgidas no dia e ficará à disposição do poder público, das entidades ambientalistas, das escolas e da população em geral.

O Fórum Ambiental do Campo de Polvo e o lançamento dos filmes vão acontecer no próximo dia 12 de abril, sábado, a partir das 17h30min, na Quadra do Luzitano, na Ilha da Conceição. Também na ocasião será exibido o documentário Humano Mar, de 2006, que mostra o cotidiano dos pescadores em alto mar e as artes de pesca na Bacia de Campos.

Mais informações sobre o evento podem ser conseguidas pelo e-mail forum@abaetesocial.com.br ou pelos telefones (21) 9288-3299 e (21) 9300-2553.

Nenhum comentário: