12 de abr de 2008

Palestras sobre a dengue nas escolas em Três Corações

Dando continuidade a Semana de Combate a Dengue a Secretaria de Saúde em conjunto com a Sala Verde estiveram visitando diversas escolas do município com o Mosquitão da Dengue, fantasia usada pela Professora Simone, onde os alunos receberam informações sobre o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e os procedimentos para evitar focos de dengue nos quintais das residências. Com palestras rápidas e informativas o Mosquitão da Dengue passou sala por sala onde informava às crianças que ouviram com atenção e prometeram fazer limpeza em suas casas. As escolas envolvidas promoveram diversas passeatas nos bairros onde estão localizadas, com os alunos fazendo panelaços e convocando os moradores a aderirem a campanha de combate ao mosquito da dengue.
A Professora Simone observou que em 90% das escolas visitadas o assunto em pauta nas salas de aulas era justamente sobre a dengue, fato este, plausível de elogios as professoras da rede de ensino de nosso município. O Mosquitão da dengue visitou escolas municipais e estaduais, creches e escolinhas particulares.
O Sacode a Dengue acontecerá na Praça Odilon Rezende Andrade no dia 16 de Abril, quarta-feira, às 15 horas, onde os alunos de todas as escolas se encontrarão. Está previsto uma grande movimentação para promover o combate a dengue. Serão expostos os cartazes escolhidos em cada escola e ainda haverá distribuição de folders de combate a dengue para a população.

Participe! A cidade precisa de você neste momento importante na história. Mais informações na Sala Verde de Três Corações através do telefone 3691-1088.

Info: Heitor Paulino
Secretaria de Saúde

Um comentário:

Ioshiko disse...

Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
"O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores", afirmou.