12 de abr. de 2008

Inauguração



No dia 7 de abril, o Prefeito Luiz Cavani e o presidente da Fundação Planeta Terra Paulo Saponga, inauguraram as obras de revitalização da Mata do Carmo, um pedaço da Mata Atlântica em Itapeva.
O parque ecológico ganhou o nome de “Vereador Avelino Comeirão Peixe Filho” e possui uma área de 38000 m2 no centro da cidade.
As obras compreendem uma Sala Verde, em parceria com o ministério do meio ambiente, biblioteca, trilhas interativas, quiosque de artesanato e suvenir, lanchonete e o portal principal.
Na cerimônia de inauguração, Luiz Cavani leu a mensagem enviada pela Secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Dilma Pena. “Nesses tempos de tanto descuido com a natureza, é sempre uma satisfação receber a notícia da inauguração de um novo Parque Ecológico. A Prefeitura de Itapeva, além do parque, abre também uma sala verde. Isso merece dupla comemoração. Quero cumprimentar com entusiasmo o senhor Prefeito de Itapeva, Luiz Antonio Hussne Cavani, e o secretário do Meio Ambiente, Paulo Saponga, por essa medida pela conscientização da preservação ecológica, iniciativa da secretaria do meio ambiente em parceria com o planeta terra. Estão todos de parabéns. A comunidade ganha espaços saudáveis de convívio e de reflexão sobre o tema. Isso vai ajudar a garantir o abastecimento de água, esse bem tão precioso, cada vez mais escasso e essencial à vida”, afirma a secretária do Estado.
O ex-secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Roberto Saponga de Oliveira, que em conjunto com a Fundação Planeta Terra e colaboradores do município tornou este sonho possível, diz que “hoje estamos mais estruturados. O que tínhamos antes uma mata para visitação, mas sem nenhuma infra-estrutura. Agora temos esse parque com estrutura para receber visitantes. Com a Praça Verde, onde funciona um quiosque para artesanato com materiais recicláveis, o Parque Ecológico, onde tem uma lanchonete somente com produtos naturais, além da Sala Verde e da Trilha Interativa”.

A Sala Verde é mais um projeto em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, que enviará todo o kit com materiais como livros, CD’s, revistas, enfim, tudo que relacionado com o Meio Ambiente. Eles enviarão um kit a cada seis meses. O primeiro kit já foi enviado e fez parte da inauguração. Lá também haverá um trabalho de educação ambiental através de palestras, seminários, congressos, discussões, oficinas, ou seja, será um projeto interativo, aberto à toda a população.
Dia Mundial da Saúde e Atividade Física
Depois da inauguração, os convidados partiram para uma caminhada da Mata do Carmo até a Praça de Eventos Zico Campolim, para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde, a Prefeitura preparou também, às 17h, plantio de árvores, e às 18h atividades físicas, como aeróbica, vôlei de areia, basquete 3 e brinquedos para as crianças. Haverá também tendas para cálculo da Massa Corporal e orientações alimentares.
Para informar a população sobre os cuidados que deve ter no combate à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma exposição sobre a Dengue.


Veja as fotos no site http://www.planetaterra.org.br/

Nenhum comentário: