21 de abr. de 2008

IV Encontro de Coletivos Educadores, Coletivos Jovens, Salas Verdes e MES do Estado de São Paulo


O IV Encontro dos Coletivos Educadores, Coletivos Jovens, Salas Verdes, Municípios Educadores Sustentáveis e outras estruturas educadoras do estado de São Paulo ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de Abril, no Centro de Convenções da UNICAMP, na cidade de CAMPINAS.
Os Temas abordados neste IV Encontro estão sendo definidos nas listas de discussão de cada uma destas estruturas e serão trabalhados em "Rodas de Partilha", ou seja, em encontros de TODOS os participantes JUNTOS, nos quais os Temas são discutidos a partir de apresentações estimuladoras de partilhas coletivas de idéias, dúvidas, propostas e experiências práticas sobre o Tema em questão.

Estamos fechando a programação.

ATENÇÃO

As inscrições pelo site só poderão ser feitas até as 18:00 horas da quarta-feira(23 de Abril). Haverá possibilidade de inscrição no encontro.
Inscreva-se pelo Formulário de Inscrição

4º Encontro? E os anteriores?

Saiba um pouco sobre os encontros anteriores

O Encontro inicial do trabalho em rede dos Coletivos de São Paulo, aconteceu em Vinhedo, ainda no ano de 2005, onde alguns educadores se reuniram na perspectiva de auxiliarem-se mutuamente nas propostas de construção e encaminhamento de seus projetos ao FNMA – Fundo Nacional de Meio ambiente – eram os primeiros passos e articulações entre os grupos do estado.
Já em maio de 2007, após um período de caminhada de vários grupos, realizamos o nosso I Encontro entre os Coletivos Educadores do estado de São Paulo oriundos do edital FNMA 05/2005 e dos Coletivos oriundos da Chamada Pública MMA 001/2006. Este Encontro aconteceu na UNICAMP/Campinas em 05 de maio de 2007 – Estivemos reunidos num sábado o dia todo, onde tivemos a oportunidade de compartilhar as experiências de alguns Coletivos com uma trajetória mais antiga com novos Coletivos que iniciavam a construção de seus Projeto Político Pedagógicos em diálogo com o ProFEA – Programa de Formação de Educadores Ambientais do DEA/MMA.
O II Encontro dos Coletivos Educadores, aconteceu junto do III encontro Estadual organizado pela REPEA – Rede Paulista de EA – III EEEASP, em São José do Rio Preto, em julho de 2007, onde tivemos uma Programação que antecedeu o Encontro Estadual e que deu mais um passo na aproximação e troca entre os trabalhos dos grupos. – na oportunidade fizemos o lançamento da primeira edição do Boletim FRACTAIS – COLECIONA SP – que trouxe informações e possibilitou um rico espaço de comunicação entre os grupos.
O III Encontro, realizado na USP, em São Paulo, já demonstrou a força e crescimento dos trabalhos, agregando as Salas Verdes, que tiveram uma presença maciça, bem como os vários Coletivos Educadores do estado – tivemos uma Programação intensa de dois dias – com um SARAU organizado pelos Coletivos – contamos com a presença de um número aproximado de 200 pessoas integrantes dos vários grupos, vindos de diferentes regiões do estado, resultando em momentos muito ricos de integração e formação dos presentes.
E agora, caminhamos para nosso IV Encontro dos Coletivos Educadores, Salas Verdes, Coletivos Jovens, Municípios Educadores Sustentáveis e demais parceiros, em resposta ao encaminhamento tirado entre os próprios grupos que estiveram presentes em São Paulo/USP no III Encontro, esperando que seja mais um grande passo no fortalecimento dos processos de formação em educação ambiental do estado de São Paulo e no qual teremos o lançamento da segunda edição do Boletim FRACTAIS – COLECIONA SP.
Semíramis Biasoli – enraizadora do DEA/MMA – semiramis.biasoli@mma.gov.br

Programação

Dia 24 de Abril, Quinta-feira
08:30 - Abertura
09:00 - Falas de participantes sobre as estruturas educadoras: Coletivos Educadores, Coletivos Jovens de Meio Ambiente, Salas Verdes, Municipio Educador Sustentável.
12:30 - 14:00 Almoço
14:00 - Formação da Roda de Partilha sobre (tema a ser definido)
14:15 - 15:00 Apresentações para estimular a Roda
15:00 - 18:00 Partilha entre todos os participantes (incluindo um intervalo)

*Na noite do dia 24/04, entre as 18:30 e 22:30, no CESET, no campus da UNICAMP de Limeira, será realizada a abertura do II Seminário de Educação SocioAmbiental da UNICAMP, com uma mesa redonda sobre o "Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global", com a participação de Moema Viezzer, Rachel Trajber e Marcos Sorrentino,

Dia 25 de Abril, Sexta-feira

08:30 - 12:30 - II Seminário de Educação SocioAmbiental da UNICAMP, com a mesa redonda sobre o "Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global", com a participação de Rachel Trajber e Marcos Sorrentino.

12:30 - 14:00 Almoço
14:00 - Formação da Roda de Partilha sobre (tema a ser definido)
14:15 - 15:00 Apresentações para estimular a Roda
15:00 - 18:00 Partilha entre todos os participantes (incluindo um intervalo)

Dia 26 de Abril, Sábado

08:30 Formação da Roda de Partilha sobre (tema a ser definido)
08:45 - 09:30 Apresentações para estimular a Roda
09:30 - 12:30 Partilha entre todos os participantes (incluindo um intervalo)
12:00 - 14:00 Almoço
14:00 - Formação da Roda de Partilha sobre (tema a ser definido)
14:15 - 15:00 Apresentações para estimular a Roda
15:00 - 18:00 Partilha entre todos os participantes (incluindo um intervalo)

18:00 Encerramento do Encontro

Mais Informações

Para maiores informações sobre o Encontro envie uma mensagem para 4encontro@coeduca.org.br.

Inscrição

Para se inscrever entre em http://coeduca.org.br/4encontro/inscricao e preencha o formulário.
Locais para Hospedagem

Para acessar informações sobre locais para hospedagem entre em http://coeduca.org.br/4encontro/hospedagem

Como Chegar ao Encontro

Acesso à Unicamp:
O Encontro Ocorrerá no Centro de Convenções, ele está localizado embaixo do Ginásio.

II Seminário de Educação Socioambiental da UNICAMP

Se você deseja saber mais sobre o II Seminário de Educação Socioambiental da UNICAMP entre em http://www.preac.unicamp.br/eaunicamp/ .Se você vai participar do IV encontro e também deseja participar do seminário, ao se inscrever no encontro marque a opção que deseja participar do seminário e sua inscrição no seminário será feita automaticamente(dispensando enviar um email de inscrição).

Nenhum comentário: