3 de abr. de 2008

Sala Verde Vitória Régia - Penapólis/SP

Apresentação

A sala Verde Vitória Régia funciona no Centro de Educação Ambiental do DAEP – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis.
Foi inaugurada no dia 22/03/2005 durante as comemorações da semana da água.
O Centro de Educação Ambiental já possuía um pequeno acervo de livros, revistas e vídeos, com a conquista da Sala Verde esse acervo aumentou consideravelmente e assim houve a melhoria dos trabalhos prestados; disponibilizando informações sócio-ambientais para a comunidade, enriquecendo os debates e aprimorando as dinâmicas das pessoas que passando pelo CEA entorno de temas atuais.
A Sala Verde Vitória Régia já conta com cerca de 1000 itens no seu acervo, entre livros, revistas, CD’s, DVD’s, apostilas, manuais, etc... Além dos materiais enviados pelo FNMA também recebe outros materiais diversos em eventos, seminários, congressos, palestras e também sempre que possível a equipe da Sala Verde realiza buscas na Internet para conseguir livros gratuitos.
A lista do acervo da sala verde foi disponibilizada para os professores da rede municipal junto com um kit de educação ambiental, facilitando assim o acesso aos livros, além de estar disponível também no site.
O Centro de Educação e a Sala Verde contam com uma equipe pedagógica de 06 pessoas para o desenvolvimento das atividades. Conta também com a parceria de várias Instituições do município na realização de eventos e campanhas.
O Centro de Educação Ambiental além de agregar a Sala Verde também é Sede do Projeto Coletivo Educador do Baixo Tietê em parceria com DEA e com recurso do FNMA, desenvolvendo também outros projetos que integram a Sala Verde como projeto A3P no DAEP e nas escolas municipais, os agentes mirins ambientais nas escolas, o Itinerário do Saneamento Básico, Um Olhar Diferenciado sobre o Ribeirão Lajeado, As árvores de nosso Bairro, Manejo de Solo na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado, Cidadania e Qualidade de Vida no meio Rural e outros.


Uma experiência bem legal ...


Professora do Ensino Fundamental, Ana Lúcia Tessari organizou um projeto para trabalhar sobre o Meio Ambiente com seus alunos da 3ª série, nesta proposta além do trabalho feito em sala de aula ela utilizou o Centro de Educação Ambiental para conhecer todo o trabalho de saneamento ambiental do município e também o trabalho de preservação do lajeado, manancial responsável pelo abastecimento de água do município, realizado pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado. Os alunos passaram uma semana tendo as aulas no quiosque do CEA e também utilizando os materiais da Sala Verde para elaborarem relatórios e pesquisarem os temas abordados durante as visitas.

Um grande desafio a ser superado pela Sala Verde Vitória Régia é a ampliação do espaço do Centro de Educação Ambiental para que possamos atender toda a comunidade e com exposição de cartazes, murais e a melhor visualização dos materiais já existentes. Deixar um espaço com ares de informação, onde os visitantes ao entrarem possam respirar informações sócioambientais, isso já acontece, mas em menores dimensões, espera-se que com a ampliação do espaço uma maior dimensão informativa e formativa possa ser alcançada.
Um recado para as demais Salas Verdes...
Caros colegas, é muito importante que nos esforcemos para estar sempre em sintonia, precisamos estar cada vez mais articulados em rede e assim buscar atingir nossos objetivos coletivos. A Sala Verde Vitória Régia está de portas abertas para novas trocas de experiências!
Info:
Nome: Sala Verde Vitória Régia
Endereço: Rua Altino Vaz de Mello, 3200 – Penápolis/SP
Telefone: (18) 3652-5309
E-mail: cea@daep.com.br Site: www.daep.com.br/cea

Nenhum comentário: