4 de jun. de 2008

Ludoteca Ecológica do Jardim Botânico de Santos/SP

Olá Amigos Ambientais

Amanhã inaugura às 10h30 a Ludoteca Ecológica do Jardim Botânico de Santos.
É um espaço que faz parte da Sala Verde do Núcleo de Educação Ambiental do parque.
Um pouco da história dela:
A Ludoteca Ecológica foi elaborada para atender crianças de 5 e 6 anos, buscando despertar o olhar para o respeito ao Meio Ambiente utilizando a linguagem das crianças - a brincadeira.
Por esse motivo os brinquedos utilizados são de material reciclável tais como: garrafa pet, jornal e retalho de madeira.
A maior parte dos brinquedos foram confeccionados por mim e pela Ana Paula Luz, que é ludoeducadora e trabalha comigo nesse projeto. Para a confecção dos tabuleiros em madeira, e as plateleiras (confeccionados com retalhos de madeireira) contamos com a ajuda do Paulo Sotta, que é chefe de Manutenção do Jardim Botânico.
A princípio, a idéia não era fazer os brinquedos. Era ganhá-los (nós queríamos brinquedos artesanais feitos de madeira, menos agressivos para o meio ambiente). Mas só ganhamos uma doação da Mitra, uma empresa de São Paulo, que confecciona jogos em madeira... Então, partimos para a confecção...
Por outro lado isso foi muito bom, aprendemos bastante com essa etapa e faremos oficinas com professores para dividir esse nosso aprendizado. Contamos também com a ajuda da Luciana Arruda (da Seduc Santos), especialista em jogos tradicionais, que nos emprestou jogos e tabuleiros que serviram de modelo para os nossos. E também do Cosme Costa (ludoeducador responsável pela brinquedoteca da Emília, no Morro Vila São Bento), que nos forneceu informações sobre a estrutura das brinquedotecas.
Os retalhos de madeira foram doados pela Madeireira Daniel (aqui de Santos). São pedaços muito bons que vão parar no lixo...Uma dó, a vontade é catar tudo, mas infelizmente não temos espaço para isso.
Repetindo... A Ludoteca Ecológica inaugura amanhã, às 10h30. O Secretário do Meio Ambiente estará presente, bem como, as crianças do PROECO, que serão as primeiras a "estrear" o espaço. Elas chegarão lá às 9h30.
Estamos muito ansiosos com a inauguração... Mas é só o começo de uma estrada que parece ser muito longa e divertida. Um abraço ecológico

Cristiane Eugênia - Educadora Ambiental - Seduc/Jardim Botânico - Santos
R. João Fracaroli, s/nº - Jd. Bom Retiro - Santos - SP
11089-230

e-mail: neajb-copam@santos.sp.gov.br
Tel.:13 3203-2905 / 3299-7878

Nenhum comentário: