10 de jun. de 2008

Sala Jateiense de Pesquisas Ambientais de Jateí - SAJAPAM


Em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) com incentivo do prefeito de Jateí Eraldo Jorge Leite (PSDB) a Secretaria do Meio Ambiente desenvolve o projeto “Confecção de etiquetas para identificação de plantas no viveiro municipal”.
Sob a responsabilidade da bióloga Nelci Abrão, fiscal ambiental Alex Barbosa e o assistente Autenir Rodrigues, o projeto foi lançado ontem (03/06) no Centro Social com os alunos e professores do Peti.
Conforme a bióloga, os alunos do Peti junto aos professores confeccionarão etiquetas para a identificação das plantas com nome popular e científico no viveiro municipal localizado no Sítio Escola, a partir da utilização de embalagens vazias de materiais de limpeza e outros que sirvam para o mesmo objetivo, permitindo que tanto os visitantes quanto os funcionários reconheçam cada espécie ali existente sem nenhuma dificuldade.
“Nossa intenção é mostrar às crianças a importância da reciclagem e reutilização, como elas podem usar a criatividade para transformar e reutilizar diversos materiais oriundos de atividades domésticas que são jogados fora diariamente como: latas, plásticos, vidros, garrafas plásticas, papel, papelão” garante a bióloga.
O fiscal ambiental Alex Barbosa disse que este é apenas o início do projeto no qual pretende manter parcerias com os órgãos públicos para dar continuidade. “É importante que todos participem, pois esse trabalho com visão de ambientalista conseqüentemente irá trazer melhoria na qualidade de vida da sociedade” diz Alex.
As crianças já se identificam com o movimento ambientalista. Para Layane da Silva com apenas 7 anos, é de suma importância participar deste projeto. “Esta atividade é muito interessante onde eu posso utilizar materiais que antes iria para o lixo, sendo assim agente preserva mais o meio ambiente” diz a criança.


Nenhum comentário: