17 de dez. de 2008

Da Teoria à Prática: Educação Ambiental na Estação Experimental do Campo - Sala Verde Buriti – Corumbá-MS

Leone, Simone do Valle – Secretaria Executiva de Educação – Corumbá, MS svlp2002@yahoo.com.br ; Benites, Simone Yara – Secretaria Executiva de Educação – Corumbá,MS - syarabenites@ibest.com.br; Assad, Cesar Duarte Julião Assad – Secretaria Executiva de Educação – Corumbá,MS- cesar.duarte@corumba.ms.gov.br.

Palavras-chaves: Educação Ambiental, teoria e prática, sala verde, estação experimental.

Introdução:Corumbá é o maior município do Estado de Mato Grosso do Sul e sua história e atividades econômicas tradicionais têm uma relação cultural e direta com o campo. O meio urbano, no qual está a grande maioria de sua população, depende muito do meio rural. Para que o seu desenvolvimento seja harmonioso e suas características continuem de modo sustentável contribuindo também para tal, necessário se faz que a conscientização e o imaginário coletivo compreendam a importância dessa relação campo e cidade.

O projeto Estação Experimental do Campo foi concebido originalmente por solicitação da comunidade escolar da E.M.R. Monte Azul, na edição Prefeito Presente, realizada no Assentamento Taquaral, no ano de 2005. A escola pleiteava a construção de um minhocário, mas o projeto abarcou outras ações e projetos semelhantes, transformando-se no atual programa intitulado Estação Experimental do Campo.

Neste espaço localizado no Assentamento Taquaral, Agrovila III, Município de Corumbá, MS, busca-se despertar nas crianças e adolescentes uma consciência mais crítica e real de sua interação com o mundo.

Objetivos: A proposta pedagógica objetiva proporcionar aos alunos a oportunidade de exercitar habilidades como cooperação, concentração, experimentação, manipulação de equipamentos, para que, se apropriando do método científico, possam adquirir conhecimentos que provoquem mudanças significativas na sua realidade. Busca-se também aproximar educação, trabalho e meio ambiente, numa perspectiva integradora da teoria e prática na Educação Ambiental.

Fig. 1. Atividade na Sala Verde Buriti – EEC


Fig.2. Aplicação dos jogos do Meio Ambiente (material doado pelo MMA) para a Sala Verde Buriti.


Fig.3 -Dinâmica “ Figura Humana” para mostrar a importância das plantas medicinais.

Nenhum comentário: