Palavras-chaves: Educação Ambiental, teoria e prática, sala verde, estação experimental.
Introdução:Corumbá é o maior município do Estado de Mato Grosso do Sul e sua história e atividades econômicas tradicionais têm uma relação cultural e direta com o campo. O meio urbano, no qual está a grande maioria de sua população, depende muito do meio rural. Para que o seu desenvolvimento seja harmonioso e suas características continuem de modo sustentável contribuindo também para tal, necessário se faz que a conscientização e o imaginário coletivo compreendam a importância dessa relação campo e cidade.
O projeto Estação Experimental do Campo foi concebido originalmente por solicitação da comunidade escolar da E.M.R. Monte Azul, na edição Prefeito Presente, realizada no Assentamento Taquaral, no ano de 2005. A escola pleiteava a construção de um minhocário, mas o projeto abarcou outras ações e projetos semelhantes, transformando-se no atual programa intitulado Estação Experimental do Campo.
Neste espaço localizado no Assentamento Taquaral, Agrovila III, Município de Corumbá, MS, busca-se despertar nas crianças e adolescentes uma consciência mais crítica e real de sua interação com o mundo.
Objetivos: A proposta pedagógica objetiva proporcionar aos alunos a oportunidade de exercitar habilidades como cooperação, concentração, experimentação, manipulação de equipamentos, para que, se apropriando do método científico, possam adquirir conhecimentos que provoquem mudanças significativas na sua realidade. Busca-se também aproximar educação, trabalho e meio ambiente, numa perspectiva integradora da teoria e prática na Educação Ambiental.
Fig. 1. Atividade na Sala Verde Buriti – EEC
Fig.2. Aplicação dos jogos do Meio Ambiente (material doado pelo MMA) para a Sala Verde Buriti.
Fig.3 -Dinâmica “ Figura Humana” para mostrar a importância das plantas medicinais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário