17 de set. de 2009

Documentário Saindo da Lixeira


Com grande satisfação apresento o documentário Saindo da Lixeira, uma realização do Grupo Alma Ambiental, produzido e dirigido por mim (Filipe Freitas naturaleza@bol.com.br), agora disponível na web.

Embora seja um vídeo comunitário destinado aos moradores da COHAB José Bonifácio (um conjunto habitacional de mais de 200.000 habitantes localizado em Itaquera, Zona Leste de São Paulo), acredito que o vídeo possa interessar pessoas de outras regiões por tratar de um tema universal: o desafio do lixo e o envolvimento comunitário na busca de soluções para este impasse da sociedade.

Este trabalho faz parte de um projeto de educação ambiental que fomenta a reciclagem dos materiais e também das idéias, dos valores e dos desejos, através da arte e do conhecimento, realizado por jovens do bairro através de intervenções teatrais nos prédios e espaços comunitários da COHAB.

Assim, com uma linguagem documental, o vídeo tem a intenção de ser um instrumento educativo para a sensibilização das pessoas. Mais do que adestrá-las para a coleta seletiva, visamos motivá-las a esta prática mostrando a humanidade dos agentes da cadeia da reciclagem, procurando tocar a consciência através de sentimentos de pertencimento e solidariedade.

Quero deixar aqui registrada minha gratidão por toda a equipe do Grupo Alma e por todos os parceiros que contribuíram para a finalização do Saindo da Lixeira.

Quero agradecer especialmente os amigos Danilo Solferini e Macau Amaral, que, em momentos de dificuldades na produção, estenderam a mão e foram de uma generosidade sem tamanho. Minha profunda gratidão, sempre.

Assistam ao vídeo e comentem! 





No Autopoeta: http://autopoeta.wordpress.com

No Youtube: Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=vfRDlXJf85k 

No site do Grupo Alma: www.almaambiental.org.br

Nenhum comentário: