28 de set. de 2009

Sala Verde e a Semana da Árvore



Sala Verde e a Semana da Árvore

21 de Setembro

Aprendizado Marista Pe. Lancísio Escola Ambiental

Silvânia-Go


No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore, com isto os professores da Sala Verde do Aprendizado Marista, prepararam toda a semana para conscientizar os alunos da importância de se preservar o meio ambiente e saber as funções da árvore na natureza.

Na semana anterior a esta data, foi confeccionada uma árvore do Ypê Amarelo com alunos de 2º ao 5º anos. No quintal da Sala Verde colocou-se uma árvore desfolhada e seca, as turmas iam chegando e com dobraduras de papel crepom amarelo faziam as flores do Ypê. O professor fez uma abordagem sobre a importância das árvores enquanto o trabalho era feito ao final os alunos juntamente com o professor penduravam as flores nos galhos. Esta árvore foi colocada na chegada da escola para simbolizar a comemoração do dia 21 de setembro.

No dia 21 de setembro, no momento “Bom Dia” foi introduzido uma explicação sobre as partes das árvores, as áreas de preservação permanentes, a produção de oxigênio e a formação das chuvas, o uso da madeira nas indústrias e os desmatamentos descontrolados, assim como a importância das matas ciliares na proteção dos rios.

Durante o decorrer da semana foi proposto aulas de campo com todas as turmas, desde o ensino infantil ate o 5º ano, demonstrando o plantio de mudas nativas para acompanhar todas as etapas de plantio, desde o reconhecimento da área, ate o manuseio com a terra adubada.

Ao final do plantio foi colocado aos professores regentes trabalhar com seus alunos a redação sobre as árvores, para expor no mural da escola, ilustrando e descrevendo todos os conhecimentos adquiridos.


Nenhum comentário: