28 de set. de 2009

Sala Verde de Silvania-Go

Aprendizado Marista Padre Lancísio


Projeto de mobilização da Gripe “A”

A Gripe Suína ou gripe “A” é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, a transmissão e a apresentação dos sintomas da gripe suína pode ocorrer através do contato com o animal e objetos contaminados. Sendo que surgiu uma nova variante, que pode ser disseminada entre humanos e esta causando uma epidemia no México.

A gripe suína tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente. A contaminação pela carne suína, esta descartada, desde que se cozinha a mesma a 71 graus Celsius, eles afirmam que o vírus não sobrevive.

Devido à pandemia ocasionada por essa gripe, o Aprendizado Marista Padre Lancísio, juntamente com a Sala Verde e em decisão pelo grupo de gestores e professores da Escola, realizou na reunião de pais um comunicado dos procedimentos que a escola tomaria em relação à nova gripe. Na reunião foi informada aos pais que a escola iria tomar algumas medidas preventivas de combate a gripe, como palestras educativas para as crianças.

O projeto “Gripe A” teve por finalidade comover os alunos e professores sobre a importância de conhecer esta “nova” doença e seu causador o vírus Influenza A H1N1, bem como seus efeitos no organismo e os modos de prevenção. As palestras foram ministradas no período de 10/08 á 15/08, tendo como público os alunos de 1º ano ao 5º ano do ensino básico e alunos do projeto empregabilidade da Escola Aprendizado Marista Padre Lancísio.

Para as palestras serão utilizados os recursos didáticos data show e caixa de som e ao final e cada palestra os alunos receberão garrafinhas como meio de prevenção do vírus da gripe A.

Com este projeto espera-se, a mobilização dos educandos para que haja integração uns com os outros nos cuidados a serem tomados na prevenção de uma possível manifestação desta doença nas pessoas principalmente pais, professores e amigos.



Nenhum comentário: