20 de abr. de 2010

A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema - FAACI, a Secretaria Municipal de Educação e a SALA VERDE - UNIVALI iniciam o II CTV

  
Convite:
 
 
Cartaz de divulgação:


  
LANÇAMENTO DO PROGRAMA CIRCUITO TELA VERDE

A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema - FAACI, a Secretaria Municipal de Educação e a SALA VERDE - UNIVALI convidam para o lançamento do Programa Circuito Tela Verde no dia 22 de abril às 19h30 na Câmara de Vereadores de Itapema.

O Circuito Tela Verde é um projeto de âmbito nacional desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). É uma ação de educomunicação desenvolvida pela Sala Verde “Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça socioambiental - Vale do Itajaí –SC” em sintonia com os princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). 

O Circuito Tela Verde consiste na exibição de material audiovisual produzido de forma independente, de cunho socioambiental. É uma iniciativa que visa contribuir com o processo de tomada de consciência e construção de valores culturais comprometidos com a qualidade ambiental.

Em Itapema, o Programa Circuito Tela Verde emergiu da uma parceria entre a Sala Verde - UNIVALI de Itajaí, a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema – FAACI, a Secretaria Municipal de Educação e a Câmara Municipal de Vereadores, e proporcionará exibição de filmes e debates com especialistas em ciclos temáticos realizados a cada mês na Câmara Municipal.

O Programa Circuito Tela Verde inicia sua programação no momento em que o município de Itapema celebra seus 48 anos de emancipação e a Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) declara 2010 como o ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE. Neste contexto preparamos uma série de filmes que tratam dessa temática a serem exibidos ao longo do ano com a proposta de sensibilizar para a importância da conservação das diversidades biológica e cultural de nossa região. 

O lançamento do Programa Circuito Tela Verde será no dia 22 de abril com o premiado filme “Não Mangue de Mim”, numa leitura poética sobre os manguezais com seus mitos e pessoas, que vivem e conservam este ecossistema tão importante para o equilíbrio pesqueiro. Na ocasião haverá uma breve palestra com a professora Hélia Faria Espinoza, mestre em ciência e tecnologia ambiental e especialista em sensoriamento remoto da UNIVALI (Laboratório de Ecologia Costeira) sobre a importância dos manguezais para a biodiversidade global.

Sinopses dos filmes
Não mangue de mim – 22/04 – Quinta-feira
Produzido pela comunidade de Caravelas no sul da Bahia, com envolvimento direto da comunidade, contribuindo para a compreensão de como elas tomam parte nos processos da gestão ambiental publica através da construção, num processo critico e participativo. Um olhar poético sobre os manguezais, com seus mitos e pessoas, que vivem e conservam esse ecossistema tão importante para o equilíbrio pesqueiro.

HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA – 23/04 – Sexta-feira
Mais do que um filme, HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA tem por objetivo aguçar a nossa percepção sobre os problemas ambientais enfrentados pelo mundo, causando um impacto imediato sobre a sensibilidade de qualquer um que o assistir. Chama a atenção ao fato de que a humanidade tem somente dez anos para reverter o quadro de destruição das riquezas da Terra e considerar mudanças em seus padrões de consumo. A idéia do diretor Yan Arthus Bertrand é, ao longo de uma seqüência única através de 54 países, toda filmada dos céus, dividir conosco a sua admiração e preocupação com o mundo, ao mostrar que embora exista um apego geral das sociedades com relação a questões ecológicas, ações concretas ainda são pequenas e lentas demais, sendo preciso uma mobilização efetiva e consciente de todos nós.

Mais informações com:
Mara Lúcia Figueiredo
Educação Ambiental - FAACI
Telefone: (047) 33681603

Isadora Odebrecht
Projeto Circuito Tela Verde - UNIVALI
Telefone: (47) 96116779

Nenhum comentário: