24 de mai. de 2010

Convite para as Salas Verdes das cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo

Oi pessoal
Segue convite para as Salas Verdes das cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro.
Lembro que outras reuniões serão organizadas em pólos de todo o estado.
Abraços
Jac Guerreiro

CONSULTA PÚBLICA

PROGRAMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

RIO DE JANEIRO

Em 17 de dezembro de 1999, foi promulgada a Lei Nº 3325 que dispôs sobre a Educação Ambiental, instituiu a Política Estadual de Educação Ambiental, criou o Programa Estadual de Educação Ambiental e complementou a Lei Federal Nº 9.795/99 no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. Nesses dez anos, muitos desafios foram vencidos e diferentes ações foram desenvolvidas visando à implementação e à consolidação das disposições contidas na Lei.

Em acordo com a Política Estadual de Educação Ambiental, a Secretaria de Estado do Ambiente e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro,com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, organizaram em dezembro de 2009 o SEMINÁRIO "OS 10 ANOS DA POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO RIO DE JANEIRO" com o objetivo de realizar uma retrospectiva dos desafios e ações nestes 10 anos de políticas públicas de Educação Ambiental no território do Rio de Janeiro, e de iniciar-se uma ampla Consulta Pública para a construção participativa das diretrizes do Programa Estadual de Educação Ambiental .

Dando continuidade à Consulta Pública, a equipe do Projeto de construção do Programa Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (SEAM_SEA/UERJ) propõe, para sua execução, a realização de Seminários Regionais possibilitando uma discussão e construção do ProEEA-RJ como um processo democrático, de consulta popular ampla e participativa. Tendo em vista as especificidades dos territórios (históricas, culturais, econômicas, geográficas, ecológicas e sociais), as discussões regionais poderão trazer aspectos diferenciados e enriquecedores à construção do ProEEA-RJ

Visando a mobilização e sensibilização de sujeitos e grupos sociais, locais e regionais e sua participação qualificada nestes Seminários Regionais,, um Encontro de Mobilização foi concebido, com o propósito de colher as demandas, acúmulos e práticas iniciais dos sujeitos e grupos sociais. Tais aspectos serão sistematizados em Eixos Temáticos, que irão originar os Grupos Temáticos de Discussão Regional do ProEEA. Mediadores locais poderão ser indicados nesses momentos das Oficinas Preparatórias e serão responsáveis pela condução dos GT’s.

Neste sentido convidamos V.S. a participar do Encontro de Mobilização do Pólo Capital, a ser realizado no dia 14 de maio do corrente, de 13h às 17h na UERJ ( sala a ser divulgada proximamente) .

Segue abaixo a Programação do Encontro e em anexo o texto-base da Consulta Pública do ProEEA.

Atenciosamente
Jacqueline Guerreiro
p/Equipe de construção do ProEEA-RJ


CONSULTA PÚBLICA
PROGRAMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
RIO DE JANEIRO
Encontros de Mobilização

Objetivos
– apresentação do histórico do processo do PEEA e da proposta de Consulta Pública
- identificação dos potenciais participantes da Oficina
- levantamento das especificidades do Pólo para serem inseridas na metodologia das Oficinas

Eixos
Protagonismo
Planejamento Participativo
Metodologia: Workshopp

Técnica: Roda de Conversas Mediada

Documentos utilizados:
- Texto da Política Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro
- Texto-Base da Consulta Pública do Programa Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro

Produto: Roteiro das Oficinas elaborado de forma participativa

Nenhum comentário: