10 de jun. de 2015

MMA lança edição especial da COLECIONA



Com reformulação editorial, a revista chega ao número 13, aprofundando os temas educação ambiental e agricultura familiar. A partir de textos reflexivos, a publicação forma banco de dados sobre os assuntos

Por Tinna Oliveira - Edição: Sérgio Maggio

Publicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a revista COLECIONA: Fichário d@ Educador Ambiental chega a sua 13ª edição com o tema especial de educação ambiental e agricultura familiar. O objetivo é ser um prático fichário com textos para reflexão e exemplos de experiências e ações sobre educação ambiental, organizado em seções, possibilitando, assim, a formação de um banco de Informações sobre o tema.
A publicação é uma produção do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC). Ela é construída a partir de parcerias, com textos de diversos colaboradores e convidados, além de conter indicações de publicações, divulgação de ações e entrevistas com especialistas na área de meio ambiente.
Para esta última edição, a revista passou por uma reformulação editorial. No site, é possível, ainda, acessar todas as edições. A versão impressa da 13ª edição será distribuída nas oficinas do Programa de Educação Ambiental e Agricultura familiar (PEAAF) com a tiragem de três mil exemplares.

REFLEXÃO
O projeto COLECIONA teve início em 2008, mas passou por um período inativo. Ao todo, já foram 13 edições com reflexões de autores diversos, onde se destacam também posicionamentos críticos, de acordo com princípios da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Esse material motiva o intercâmbio de informações e a discussão, trazendo experiências do fazer e do saber técnico, acadêmico e popular.
 A 13ª edição está relacionada ao PEAAF que possui cinco linhas de ação estratégicas. Essa edição insere-se na linha cinco do Programa, que trata da Comunicação em Educação Ambiental para a Agricultura Familiar. O principal objetivo do PEAAF é desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural.
A sustentabilidade almejada para a agricultura familiar  buscada a partir de  processos formativos e projetos socioambientais  que estimulem não apenas a troca de técnicas de produção, mas a transformação do conjunto de relações sociais e produtivas existentes no meio rural.

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