O
Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA surgiu da
iniciativa dos alunos do mestrado e doutorado do Programa de
Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do
Rio Grande (FURG).
O VII EDEA ocorrerá de 25 a 27 de novembro de 2015, na cidade do Rio Grande/RS, com a temática: “Os desafios da Educação Ambiental: quem faz, como, para quê e para quem?".
Inscrições no VII EDEA: http://www.sinsc.furg.br/ detalheseventos/278
Facebook do VII EDEA: https://www.facebook.com/ events/103476750005592/ 104239463262654
Facebook do VII EDEA: https://www.facebook.com/
Informações importantes:
Valores:
Ouvinte: R$ 25,00
Apresentação de trabalho: R$ 50,00
Ouvinte: R$ 25,00
Apresentação de trabalho: R$ 50,00
Observações:
Trabalho completo, de 8 a 12 páginas;
Até 5 autores por trabalho;
Todos os autores devem estar inscritos no evento para submeter trabalho;
Apenas 1 trabalho como autor principal, sem limites para co-autoria;
Apresentação do trabalho em roda de diálogo.
Inscrições via SINSC - http://www.sinsc.furg.br/
Apresentação de trabalho: de 10/08/2015 00:00:00 até 10/10/2015 23:59:59
Ouvintes: de 10/08/2015 00:00:00 até 10/11/2015 23:59:59
Número de vagas: 150 ouvintes e 60 trabalhos.
Eixos temáticos:
Eixo temático 1 - Abrangência de olhares e dispersão de lutas em Educação Ambiental.
Os trabalhos destinados ao eixo 1 são aqueles que discutem o campo da Educação Ambiental na tentativa de aprofundar os pontos de partida que fundamentam as múltiplas acepções que a questão ambiental abarca no cenário contemporâneo. Com isso, este eixo objetiva: assinalar as fortalezas e as fragilidades que a multiplicidade de enfoques corrobora; identificar se as bandeiras de lutas convergem ou divergem; descrever como elas têm sido organizadas.
Eixo temático 2 - Espaços consolidados e políticas de Educação Ambiental.
O objetivo do eixo 2 é mapear a práxis da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, seja em espaços institucionalizados ou não. Esse objetivo se desdobra nos seguintes itens: captar os discursos da Educação Ambiental que estão em voga; comparar o discurso com a prática a que se pretende; discutir sobre a questão do contexto escolar, enquanto um espaço político, no que tange ao modo como a escola tem sido tratada e, ao mesmo tempo, trata da Educação Ambiental; abrir a possibilidade de novas frentes a serem debatidas. Outra questão que poderá orientar os trabalhos submetidos ao eixo é a seguinte: quais são os avanços, em termos de políticas públicas, que devem ser discutidos para a manutenção ou não das conquistas da Educação Ambiental?
Eixo temático 3 – Perspectivas e utopias da Educação Ambiental.
As questões que orientam o eixo 3 são as seguintes: para onde apontam os nossos estudos em Educação Ambiental? O que pretendemos com eles? O horizonte utópico continua a ser um farol na jornada da Educação Ambiental? Como este horizonte utópico é construído e constituído? Quais as perspectivas teóricas estão sendo delineadas? Como são tratados, na Educação Ambiental, conceitos, entre outros, como a cultura, a política, a arte, a estética, a ética e a epistemologia, ideologia?
Apresentação de trabalho: de 10/08/2015 00:00:00 até 10/10/2015 23:59:59
Ouvintes: de 10/08/2015 00:00:00 até 10/11/2015 23:59:59
Número de vagas: 150 ouvintes e 60 trabalhos.
Eixos temáticos:
Eixo temático 1 - Abrangência de olhares e dispersão de lutas em Educação Ambiental.
Os trabalhos destinados ao eixo 1 são aqueles que discutem o campo da Educação Ambiental na tentativa de aprofundar os pontos de partida que fundamentam as múltiplas acepções que a questão ambiental abarca no cenário contemporâneo. Com isso, este eixo objetiva: assinalar as fortalezas e as fragilidades que a multiplicidade de enfoques corrobora; identificar se as bandeiras de lutas convergem ou divergem; descrever como elas têm sido organizadas.
Eixo temático 2 - Espaços consolidados e políticas de Educação Ambiental.
O objetivo do eixo 2 é mapear a práxis da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, seja em espaços institucionalizados ou não. Esse objetivo se desdobra nos seguintes itens: captar os discursos da Educação Ambiental que estão em voga; comparar o discurso com a prática a que se pretende; discutir sobre a questão do contexto escolar, enquanto um espaço político, no que tange ao modo como a escola tem sido tratada e, ao mesmo tempo, trata da Educação Ambiental; abrir a possibilidade de novas frentes a serem debatidas. Outra questão que poderá orientar os trabalhos submetidos ao eixo é a seguinte: quais são os avanços, em termos de políticas públicas, que devem ser discutidos para a manutenção ou não das conquistas da Educação Ambiental?
Eixo temático 3 – Perspectivas e utopias da Educação Ambiental.
As questões que orientam o eixo 3 são as seguintes: para onde apontam os nossos estudos em Educação Ambiental? O que pretendemos com eles? O horizonte utópico continua a ser um farol na jornada da Educação Ambiental? Como este horizonte utópico é construído e constituído? Quais as perspectivas teóricas estão sendo delineadas? Como são tratados, na Educação Ambiental, conceitos, entre outros, como a cultura, a política, a arte, a estética, a ética e a epistemologia, ideologia?
HISTÓRICO DO EVENTO
I EDEA
A
relação entre teoria e prática da pesquisa em EA e a reflexão acerca do
papel do educador diante dos acontecimentos ambientais, foram temas da
primeira edição do evento, que ocorreu de 15 a 31 de outubro de 2008,
reunindo docentes e discentes do PPGEA, o Núcleo de Estudos e
Monitoramento Ambiental (NEMA) e representantes do Ministério do Meio
Ambiente. O encontro possibilitou a discussão sobre o processo de
constituição dos educadores e pesquisadores ambientais, incitando a
reflexão sobre a sintonia entre as demandas da crise ambiental e os
fundamentos do Programa.
Vídeo I EDEA
Vídeo I EDEA
II EDEA
Em 2010 foi realizado o II EDEA com
a proposta de repensar resultados teóricos e práticos do Programa de
Pós-Graduação em Educação Ambiental, a fim de aprimorar a qualidade da
formação de discentes e docentes. Os resultados do I e II EDEA foram de
significativa importância para a continuidade da construção qualitativa
do PPGEA, visto que tanto a comunidade docente quanto a coordenação do
Programa, posicionaram-se disponíveis para as reestruturações que
permitissem a confluência de compreensões e ações com a complexidade
demandada pela crise ambiental vigente.
Confira abaixo os trabalhos completos do II EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.
III EDEA
O III EDEA ocorreu de 11 a 14 de maio de 2011, no CIDEC-SUL, do Campus Carreiros da FURG. A temática do evento, "Semeando Ideias, Colhendo Diálogos" foi um convite ao diálogo continuado, que transcenda o espaço universidade para ser colhido no dia-a-dia das relações ambientais. O evento contou com a participação de mais de 400 ouvintes, com apresentações orais de 68 trabalhos e 70 pôsteres, resultando em um livro já publicado e em um livro de anais com mais de 800 páginas, material disponível online.
Confira abaixo os trabalhos completos do III EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.
IV EDEA
O IV EDEA ocorreu na cidade do Rio Grande/RS, entre os dias 25 e 28 de setembro de 2012. Pensando na acolhida de todos os participantes, que viriam de diversos lugares do país, procuramos criar espaços comuns fomentadores da reflexão e do diálogo sobre as suas práticas, como por exemplo: I Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental, Feira de Economia Solidária, Trilha dos Sentidos e CINEDEA. Os Grupos de Trabalho (GTs) foram constituídos com o objetivo de viabilizar os encontros, as discussões e as análises das pesquisas em Educação Ambiental no Brasil e no mundo. Desse modo, procuramos agrupar os pesquisadores por tema de interesse para proporcionar um debate reflexivo e problematizador da Educação Ambiental nos seguintes GTs: 1) Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Educação Ambiental; 2) Problemáticas Emergentes em Educação Ambiental; 3) Modelos de Desenvolvimento, Impactos Ambientais e Sociais e Educação Ambiental; 4) A constituição de educadores e educadoras ambientais e; 5) Movimentos Sociais e Educação Ambiental.
Confira abaixo os trabalhos completos e resumos expandidos do V CPEASul – Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul e IV EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.
O V EDEA ocorreu nos dias 02 e 03 de dezembro de 2013, na cidade do Rio Grande/RS, com a temática: “A Educação Ambiental e os desafios da contemporaneidade”.
Confira abaixo os trabalhos completos e resumos expandidos do V CPEASul – Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul e IV EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.
VI EDEA
O VI EDEA ocorreu de 24 a 26 de setembro de 2014, na cidade do Rio Grande/RS, com a temática: “Constituindo Educadores Ambientais".
Confira abaixo o ebook com os anais do VI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.
Trabalhos apresentados no VI EDEA
Blog do VI EDEA
Confira abaixo o ebook com os anais do VI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.
Trabalhos apresentados no VI EDEA
Blog do VI EDEA
Um comentário:
Está no ar o site do VII EDEA. Acesso: http://edeafurg2015.blogspot.com.br/2015/08/inscricao-de-trabalhos-ate-10-de-outubro.html?spref=fb
Abraços, obriga pela divulgação!
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